Vantagens de falar mais de um idioma

Vantagens de falar mais de um idioma

vantagens em ser poliglotaA capacidade de se comunicar entre idiomas deve ser do interesse de todos nós. De fato, para mais de dois terços da população mundial, falar mais de um idioma é normal. Infelizmente no Brasil, não é. Se serve de consolo, nos Estados Unidos e na Inglaterra (que falam inglês) as pessoas também só falam um idioma. Somos notoriamente monolíngues no Brasil. Mas isso pode mudar se estivermos interessados. Então, aqui estão 5 razões para ser poliglota.

Falar mais de um idioma é bom para o cérebro

Estudos empíricos mostram que falar mais de um idioma tem efeitos positivos em nossa massa cinzenta, da melhoria das funções cognitivas até a prevenção da demência na velhice. Falar, ler e escrever em mais de um idioma dá mais exercício ao cérebro, melhora a saúde dele e, literalmente, o faz crescer.

Falar mais de um idioma aumenta as chances de ganhar dinheiro

Vários estudos mostram que os idiomas aumentam o poder aquisitivo. Na Flórida, os trabalhadores que falam espanhol e inglês ganham 7 mil dólares por ano a mais do que aqueles que falam apenas inglês. De acordo com um estudo canadense, os homens bilíngues ganham 3,6% e as mulheres bilíngues ganham 6,6% a mais do que seus pares somente em inglês. E isso acontece mesmo que eles não usassem o segundo idioma para o trabalho.

Falar mais de um idioma melhora o entendimento sobre os idiomas que você já fala

Existem dois assuntos que são passados logo no início dos cursos de idiomas. São eles os falsos amigos e cognatos. Os falsos amigos ocorrem quando as palavras em um idioma parecem semelhantes às palavras em outro, mas não compartilham significado, isso geralmente acontece devido ao fato de as duas palavras serem cognatas, o que significa que elas compartilham a origem etimológica. Ou seja, os idiomas são relacionados e o entendimento de um, sem dúvida alguma, melhora o entendimento do outro.

Existem muitos mitos sobre ser poliglota

Falar outras línguas deixará as crianças confusas ou limita a compreensão da língua principal. Às vezes, os pais que acreditam nesse mito e atrapalham o aprendizado dos idiomas dos filhos. A verdade é que as crianças começam a aprender idiomas já no útero. No nascimento, os bebês podem diferenciar entre todos os 800 sons diferentes que compõem os idiomas do mundo. À medida que envelhecem, os cérebros das crianças se especializam em reconhecer os sons dos diferentes idiomas aos quais estão expostos e não ficam confusos sobre qual idioma.

Como você viu, ser poliglota traz muitas vantagens para sua vida. Para esse projeto, conte com a Wizard Curitiba, que oferece cursos de diversos idiomas para você.