Terminei o curso de idiomas. O que posso fazer para não esquecer tudo com o tempo?

Como não Esquecer o inglês aprendido? - Wizard em CuritibaQuem está terminando ou já terminou o curso de idioma não pode ficar sem praticar. Afinal, bastam alguns meses para que as palavras comecem a desaparecer da cabeça e a fluência passe a ficar mais “enferrujada”. Mas então qual seria a melhor solução para não deixar que isso aconteça? Será que preciso voltar para as aulas?

Não há necessidade de voltar para as aulas, uma vez que o curso já foi concluído e você já aprendeu todo o conteúdo. O que você precisa fazer é encontrar maneiras de praticar sempre o idioma. Mas como fazer isso? Bom, existem várias maneiras de continuar em contato com o idioma mesmo vivendo em um país onde não se fala esse idioma.

Leitura diária

Ler é a maneira mais rápida e prática de continuar em contato com o idioma. E coisas para ler não faltam. É possível comprar livros e ler jornais e blogs na internet. O mais importante é criar o hábito de ler, diariamente, alguma coisa no idioma. Para isso, você pode, por exemplo, configurar como página inicial do seu navegador um site de notícias no idioma que você quer praticar.

Ouça tudo o que puder

Outra maneira de não enferrujar é ouvindo muita coisa no idioma. Para isso, você pode recorrer a diversos materiais como até mesmo a música. Ouça, todos os dias, músicas no idioma escolhido. E tem um formato que está ficando cada vez mais popular e que é uma ótima opção para treinar o idioma. Estamos falando do podcast. O mais legal dele é que o temas são completamente diversificados e você pode escolher aquele que tem mais interesse. Assim você pratica o idioma ao mesmo tempo em que ouve o que gosta.

E para continuar falando, continue falando

Mas como eu vou continuar falando se no meu círculo profissional e pessoal ninguém fala o idioma?
A solução é procurar outras pessoas que estejam na mesma situação que você e que queiram conversar. E tem um jeito muito legal de fazer isso acontecer, através do toastmaster.

Trate-se de grupo que se reúne para desenvolver a capacidade de falar em público. Nesses encontros sempre é proposto um tema que alguma pessoa do grupo deve apresentar para os demais. E você pode criar um grupo assim. Faça um convite nas redes sociais e veja quem está interessado em participar.

Seguindo essas dicas, você não vai deixar seu idioma enferrujar e continuará fluente. 🙂