Segundo Idioma no Mercado de Trabalho

Segundo Idioma no Mercado de Trabalho

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER UM SEGUNDO IDIOMA NO MERCADO DE TRABALHO?

Dizer que o mercado de trabalho está mais competitivo é como chover no molhado. Mas, nem por isso, deixa de ser uma verdade. As empresas estão buscando profissionais cada vez mais qualificados e a lista de exigências para ocupar uma vaga de emprego só aumenta. E se formos pensar na estrutura de básica de um currículo, podemos lembrar que existem campos como: dados pessoais, formação, experiência profissional, habilidades e, claro, idiomas. Há algum tempo esse campo era considerado um diferencial. Hoje em dia, saber um segundo (terceiro?) idioma está se tornando pré-requisito.

Segundo Idioma no Mercado de TrabalhoTambém não adianta colocar “nível básico” ao lado de cada idioma. Até porque para uma empresa não adianta que você saiba o básico. O que importa é: ou você fala ou você não fala. E não são poucas as vagas de emprego que trazem a frase “fluência em inglês é indispensável”. Isso mesmo, indispensável. Se não é fluente, nem se inscreva.

E como você deve saber, um dos piores erros para quem está buscando uma vaga de emprego é “inflar” o currículo. Pode ter certeza que o avaliador vai te cobrar por cada item. Por isso, escreva “inglês fluente” apenas se seu inglês for fluente, sob o risco da entrevista ser realizada toda em inglês, para te testar.

Uma pesquisa realizada pela Catho (site de busca de empregos) mostra que o domínio de um idioma estrangeiro pode aumentar o salário do profissional em até 52%. Acontece que, no Brasil, apenas 5% das pessoas fala uma segunda língua e menos de 3% têm fluência em inglês.

Ou seja, não é fácil para as empresas encontrar profissionais competentes para o cargo e que ainda sejam fluentes. Por tanto, se você fala um segundo idioma, suas chances crescem muito e você tem a oportunidade de conquistar as melhores vagas.

Mas, saber um segundo idioma é importante apenas para eu conseguir um novo emprego? Não. Isso também faz a diferença na hora de conseguir uma promoção. O modelo de equipes enxutas e eficientes não permite que funcionários de nível gerência e diretoria não falem uma segunda língua.

Viu como é importanta um Segundo Idioma no Mercado de Trabalho? Se você quer ter as melhores oportunidades (e salários), ligue hoje mesmo para a Wizard Curitiba e comece a aprender ou aprimorar seu segundo idioma.