Quanto tempo leva para dominar o inglês?

tempo para dominar o inglês

Esta é a pergunta que todos os alunos, sem dúvida, se perguntam quando começam a estudar esse idioma. A necessidade de atingir a meta nos faz pensar no tempo em que devemos investir na aprendizagem desse novo idioma.

A Wizard Curitiba já esclarece que não há uma resposta única, embora exista uma regra simples: quanto mais tempo (intensidade e frequência) você estuda e pratica o idioma, mais rápido pode falar. Obviamente, existem níveis diferentes que são alcançados em diferentes períodos de tempo, à medida que subimos na escala de nível, teremos um maior grau de domínio.

O tempo dedicado à prática

O que fará a diferença real no tempo que leva uma pessoa a aprender um novo idioma é a prática consciente e frequente do idioma. Nos referimos ao momento do estudo planejado, com objetivos claros e metodologia precisa, ou seja, as horas de aula. Da mesma forma, o uso constante influencia, mesmo depois de atingir um nível adequado de inglês.

Outros fatores a considerar

Qual é a exposição do aluno ao idioma entre o horário da aula e a prática fora da sala de aula? Isso é válido para todos os alunos. No caso extremo, por exemplo, de um curso em uma cidade de língua inglesa, os alunos aprendem mais rápido. Se o aluno usar seu tempo de estudo em casa para condicionar seu ouvido ao idioma, ele avançará mais rapidamente.

A idade também é um fator determinante do tempo. Quanto mais jovem o aluno, mais fácil e rápido será falar inglês, pois temos uma aptidão lingüística natural, porque ainda não criamos as barreiras mentais que, em geral, aparecem ao longo dos anos. No entanto, isso não significa de forma alguma que um adulto não possa adquirir um novo idioma; você só deve estar ciente de suas próprias barreiras e derrubá-las.

Pessoas que já dominam uma segunda língua podem aprender outras com mais facilidade porque o cérebro está acostumado a processos linguísticos e à formação de construções gramaticais. Em outras palavras, se você já possui algum domínio do idioma inglês, a tendência é facilitar a aquisição de um terceiro idioma!

Em resumo, não podemos generalizar quanto tempo levará para você falar inglês, mas podemos convidá-lo a dedicar momentos de qualidade ao seu estudo, fazer um programa de aulas que, com sessões de pelo menos duas vezes por semana. E o mais importante, aproveitar os processos de aprendizado de um novo idioma, como o inglês, como uma nova maneira de se relacionar com o seu ambiente.