Língua da Bélgica: Qual o Idioma Falado Nesse Pequeno País?

A Bélgica é um pequeno país da Europa que tem a população menor do que a cidade de São Paulo. Para se ter uma ideia, cabem mais de seis “Bélgicas” dentro do estado do Paraná. Qual será a língua da Bélgica, esse pequeno país? Será o idioma belga? Na verdade, idioma belga nem existe. Mas então qual é a língua da Bélgica?

A população relativamente pequena e a limitada extensão territorial não impediu que a Bélgica adotasse três idiomas oficiais. Isso mesmo, lá existem três idiomas oficiais. São eles o neerlandês (idioma da Holanda), o francês e o alemão. Entretanto, a língua da Bélgica predominante é o neerlandês (59%), seguido pelo francês (40%) e por último o alemão (apenas 1%). Vale lembrar que o neerlandês também costuma ser chamado coloquialmente por lá de flamengo.

Língua da Bélgica

A explicação para esse fenômeno não é muito complicada. Afinal, o país faz fronteira com com a Holanda, com a França e com a Alemanha. E muitas das delimitações das suas fronteiras foram realizadas após a 2ª Guerra Mundial. Assim, o país incorporou o idioma dessas três nações.

Naturalmente, existem regiões com predominância de cada um desses idiomas. No norte do país, também conhecido como Flanders, o holandês é o mais falado; no sul (Valônia) é o francês e o alemão no oeste. Mas como os três idiomas são oficiais, na vida pública os políticos podem falar em qualquer um das três línguas e o plenário oferece tradução simultânea aos que precisam.

Mas se você achou três idiomas demais para um país do tamanho da Bélgica, calma que ainda tem mais. O inglês.

O inglês é uma língua da Bélgica não oficial, mas que é falado por quase todos na Bélgica, principalmente pelos mais jovens. Dessa maneira, a maioria dos belgas dominam três idiomas com muitas facilidade. Para se ter uma ideia, quem trabalha como vendedor de loja em Luxemburgo (capital do país), precisa saber o idioma local, outra língua da Bélgica oficial e mais o inglês. Então, se você quer trabalhar em alguma profissão que envolva atendimento ao público na Bélgica, você precisa ser trilíngue.

Na Wizard Curitiba você pode aprender alemão, francês e inglês para mandar Bélgica. Encontre a unidade mais próxima da sua casa ou trabalho e matricule-se! Fique por dentro das novidades em nossas redes sociais.