Qual foi a cultura que os alemães trouxeram para o Brasil?

Qual foi a cultura que os alemães trouxeram para o Brasil?

Qual foi a cultura que os alemães trouxeram para o Brasil - Blog WizardA Alemanha é o quinto país que mais possui imigrantes no Brasil. Fica atrás da Itália, Espanha, Japão e Portugal. A história da imigração alemã é antiga, começou em 1818 e foi até 1960 e pode ser dividida em três etapas e a maior parte dos alemães que chegaram ao Brasil vieram para fugir das situações de difíceis pelas quais o seu país natal passava.

1ª etapa | 1818 a 1830 – Desenvolvimento de colonias principalmente na Bahia e Rio de Janeiro

2ª etapa | 1845 a 1914 – Instalação de grandes colonias no sul, principalmente em Santa Catarina

3ª etapa | 1914 a 1960 – Imigração motivada pelas duas guerras e São Paulo recebe grande parte dos alemães

Entretanto, durante todo esse período, a região que mais recebeu imigrantes alemães foi a Sul, principalmente o estado de Santa Catarina. Lá eles criaram colônias alemãs que se desenvolveram de maneira mais fechada e, por essa característica, conseguiram preservar melhor suas tradições. Mas afinal, qual foi a cultura que os alemães trouxeram para o Brasil?

Bom, dá para dizer que a herança cultural é bastante variada e muito presente em nosso país. A Wizard Curitiba elegeu algumas das principais contribuições da cultura do povo alemão para o Brasil. Veja só:

Culinária

A culinária é, sem dúvida, o traço mais importante de qualquer povo que tenha passado por um processo de imigração. A comida ajuda a manter forte os costumes e a tradição. Afinal, existe uma relação muito afetiva com os ingredientes, o método de preparo e também com o sabor único do alimento. E dentre as comidas que os alemães nos apresentaram, podemos destacar: spätzle, chucrute, eisbein, torta alemã e wurstsalat.

Cerveja

Outro assunto que os alemães entendem muito bem é cerveja. Lá se bebe muita cerveja e existe uma variedade enorme de tipos e rótulos. A festa alemã mais tradicional no Brasil é a Oktoberfest, que acontece em Blumenau e é famosa pela enorme quantidade de chopes e cervejas que são consumidos. Um brinde aos imigrantes alemães por essa contribuição.

Arquitetura

Não precisa caminhar muito pelas ruas para se deparar com imóveis influenciados pela arquitetura alemã. Os alemães têm uma escola arquitetônica muito bem desenvolvida, afinal, foram eles que criaram nada menos que a Bauhaus, uma escola de arquitetura que influenciou (e continua influenciando) o mundo todo.