Por que o Inglês é o idioma mais cobrado nos vestibulares pelo país?

ingles-para-vestibularHoje em dia, o inglês é o idioma mais cobrado nos vestibulares no Brasil, junto com o espanhol. A razão é simples, a hegemonia do idioma no mundo. Mas nem sempre foi assim. Vamos entender direitinho essa história e contar porque você precisa dominar o inglês para o vestiba!

Até os anos sessenta, o inglês não era o idioma mais influente e importante do mundo como é hoje. O posto era ocupado pelo francês, idioma que tinha o domínio cultural e filosófico. Era muito comum, mesmo no Brasil, as pessoas discutirem filosofia em francês.

As escolas regulares ensinavam francês ao invés do inglês, como acontece hoje. Bem, a mudança começa a acontecer a partir da década de sessenta, quando os Estados Unidos se consolidam como uma potência mundial do pós-guerra e começam a famosa batalha (sem batalhas) da Guerra Fria, tendo a União Soviética (URSS) como inimiga.

Como você pode perceber, a ascensão do idioma inglês foi rápida. Em poucos anos ele desbancou o francês (para revolta dos franceses) e passou a ser o idioma mais importante do mundo. Não se esqueça que o mais falado é o mandarim (chinês).

Se falarmos em quantidades, aproximadamente 400 milhões de pessoas possuem o inglês como língua-mãe, e em média 1.6 bilhões de pessoas entendem ou falam o inglês. Sem contar que a maioria dos sites e informações na internet são em inglês. O inglês, atualmente, é o “idioma universal”. Afinal, se a pessoa fala inglês, ela consegue “se virar” em qualquer lugar da Terra. Sempre terá alguém por perto que também fala ou pelo menos consegue se comunicar no inglês. Portanto, é natural que os vestibulares priorizem a cobrança desse idioma em suas provas. Tá vendo como o inglês é super importante? E a nossa dica para você, é se preparar o quanto antes para esse mundo onde o inglês é o idioma mais cobrado.

Por que o espanhol também é uma opção nos vestibulares?

A resposta também é simples: porque estamos rodeados de vizinhos que falam espanhol. Se eles falassem grego, provavelmente cairia grego no vestibular :P. Além de serem vizinhos, os países que falam espanhol (Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Perú, Venezuela, Equador e Colômbia) também são importantes parceiros comerciais do Brasil.

Agora que você já sabe porque o inglês é o idioma mais cobrado nos vestibulares, que tal começar desde já a sua preparação na Wizard Curitiba, para você gabaritar o inglês (ou o espanhol) no vestibular? Temos o melhor time de professores e unidades em todas as regiões de Curitiba. Agende agora mesmo uma aula experimental e venha ser bilíngue.