Perguntas frequentes na imigração da Europa

Perguntas frequentes na imigração da Europa

Perguntas frequentes na imigração da Europa - Blog Wizard CuritibaQuem vai pela primeira vez à Europa pode ficar um pouco preocupado se vai conseguir passar pela imigração. Há alguns anos atrás tiverem situações de brasileiros que não foram aceitos e tiveram que retornar ao Brasil. Isso não está mais acontecendo.

Para você ficar mais tranquilo, a Wizard Curitiba preparou um artigo que conta como funciona a entrevista de imigração e quais são as perguntas mais comuns. Você vai perceber que é mais fácil do que parece.

Entrevista de imigração

Quando você chegar a um aeroporto de um país da União Europeia vindo do Brasil, um profissional vai direcionar você para os guichês de imigração onde você deve aguardar até ser chamado para a entrevista.

Normalmente o oficial da imigração pede alguns documentos como passaporte com validade mínima de 6 meses, passagem de volta, comprovantes de reserva de hospedagem, comprovantes financeiros que mostre que você tem dinheiro suficiente e seguro viagem.

Enquanto verifica os papéis, ele vai fazer algumas perguntas na língua materna do país ou em inglês. Caso você só fale português, tente dizer em inglês (ou leve anotado em um papel) que você só fala português e precisa de um intérprete, eles irão atender seu pedido.

Principais perguntas

Apesar de não haver uma regra, as perguntas normalmente são as mesmas. A dica é você responder de forma clara e direta apenas o que for perguntado e não mentir em hipótese alguma. Se o oficial perceber algum tipo de contradição no que você está dizendo, ele pode mandar você de volta para casa. Veja quais são as perguntas mais frequentes.

– Qual o objetivo da viagem?
– Quantos dias vai ficar no país?
– Sua reserva de hospedagem por favor?
– Sua passagem de volta por favor?

Alguns oficiais mais rigorosos também podem perguntar:

– Quanto em dinheiro você tem?
– Qual é a sua profissão?
– Quais lugares você vai visitar?
– Tem ingresso impresso para alguma atração?
– Com quem está viajando?
– Tem família vivendo na Europa?
– Tem seguro viagem?

Apresentando os documentos e respondendo essas perguntas, não tem erro. O oficial carimba no seu passaporte uma autorização para você permanecer por 90 dias nos países da União Europeia como turista. Viu como é tranquilo? Agora é só preparar os documentos e fazer as malas.