Passo A Passo Para Renovar Seu Passaporte

Renovar passaporteSe você está planejando fazer uma viagem para fora do Brasil, a primeira coisa que você precisa verificar, antes mesmo de comprar as passagens, é a data de validade do seu passaporte. Muita gente acaba esquecendo esse “pequeno detalhe” e na hora que vai tirá-lo da gaveta, percebe que ele está vencido. Então, para você não correr esse risco, a Wizard Curitiba preparou um guia que explica o que você precisa fazer para renovar seu passaporte.

Reúna a documentação

Mesmo a renovação do passaporte exige uma série de documentos, mas todos fáceis de providenciar. Fizemos uma listinha abaixo, então vá pegando todos eles, colocando em uma pasta e riscando os itens abaixo:

  • Documento de Identidade: carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei federal, carteira de habilitação com foto ou carteira de trabalho
  • CPF: Se o número constar no RG, CNH ou Carteira de Trabalho não precisa apresentar o original
  • Certidão de casamento: caso tenha alterado seu nome
  • Certificado de naturalização (para os naturalizados)
  • Último passaporte e passaporte antigo (se tiver)
  • Quitação eleitoral (aquele papel bem pequeno que você recebe quando vota)
  • Comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União, GRU
  • Preenchimento do formulário

Formulário para renovar passaporte

No site da Polícia Federal está disponível um formulário na versão eletrônica que precisa ser preenchido para fazer a renovação do passaporte. Depois disso, você entrará numa tela onde será necessário escolher a cidade e posto da polícia federal mais próximo para entrega dos documentos, coleta da digital e da foto.

Qual a taxa para renovar o passaporte?

Depois de escolher a cidade para entrega dos documentos, será gerada uma GRU que deverá ser paga até a data do vencimento. O valor é de R$ 257,25 e o comprovante de pagamento impresso deve ser entregue juntos com os documentos e o formulário no posto da Polícia Federal.

Prazo para retirar o novo passaporte

Depois que você realizar a entrega dos documentos, a Polícia leva até  45 dias para providenciar seu passaporte, dependendo da demanda. Às vezes o prazo fica em 10 dias, mas depende da época do ano.

Retirada do passaporte na Polícia Federal

A retirada do seu passaporte acontece na Polícia Federal na data e horários agendados com o seu documento de identificação e o protocolo que você recebeu. Viu só? Nem é tão difícil assim.