Faux Amis – Palavras que você precisa tomar cuidado em Francês

Você já deve ter ouvido falar nos famosos “false friends” que existem no inglês. São palavras que parecem ser semelhantes na grafia, mas que tem significados bem diferentes. A palavra “push” é um grande exemplo, em português ela quer dizer “empurrar” e não “puxar”. Acontece que no francês eles também existem e são chamados “faux amis” (a pronúncia é fôzami). A ideia é a mesma: palavras em francês que se parecem muito com a em português, mas que escondem significados bem distintos.

É para que você não caia nas armadilhas desses faux amis, a Wizard Curitiba preparou uma lista com as palavras mais falsas da França. 😀 Prepara o biquinho e vamos começar.

Bâton

A palavra se parece muito com aquela maquiagem feminina para dar cor aos lábios, ou com o nome de um chocolate famoso por aqui. Mas não é nada disso. Bâton em francês é o mesmo que bastão de madeira para realizar atividades físicas.

SubirFaux Amis

Essa palavra não só se parece, como é escrita exatamente igual. Esse é o verdadeiro Faux Amis. Num texto, quem não conhece muito bem o idioma francês iria traduzir na hora por subir no sentido de se elevar. Mas em francês subir significa suportar, aguentar. Essa pega muita gente.

Chiffre

Como estamos falando de faux amis, você já deve suspeitar que chiffre não é aquilo que touros e veados têm na cabeça, certo? Muito bem, você está pegando o espírito da coisa. Mas então o que quer dizer chiffres? Algo muito comum e que você vai usar muito quando falar francês: números. Simples assim.

Garçon

Pode ficar chocado. Em francês, garçon não é aquele profissional que trabalha nos restaurantes servindo as mesas. Lá se usa garçon para se referir aos jovens de sexo masculino. Tá, mas como que eu chamo um garçom no restaurante então? É só pedir pelo maître. 😉

Embrasser

Essa não parece tão óbvia, mas lembra abraçar, não é verdade? Acontece que embrasser em francês não significa apenas o ato de se abraçar, mas se beijar também. Portanto, cuidado com confusões com essa palavra.

E para aprender bem francês é não cair nas pegadinhas dos faux amis, venha para Wizard Curitiba. Ligue agora mesmo e agende sua aula experimental.