Os Idiomas mais falados nos Estados Unidos

Os Estados Unidos são um ponto de encontro entre culturas e nacionalidades. O ex-presidente Jimmy Carter definiu seu país como um lugar de “pessoas diferentes, crenças diferentes, desejos diferentes, esperanças diferentes, sonhos diferentes”. Essa miscigenação faz com que sejam vários os idiomas mais falados nos Estados Unidos.

Seja como ponto de encontro ou mosaico, a riqueza dos EUA são sua diversidade, que se torna evidente quando pensamos no número de línguas faladas nos lares americanos. Uma pesquisa realizada em 2015 mostrou que cerca de 350 idiomas são falados em residências de todo o país.

Mas, quais são as línguas mais faladas pelos residentes americanos? A Wizard Curitiba mostra a lista dos seis idiomas mais falados no território americano.

Confira quais os idiomas mais falados nos EUA1. Inglês | 231.122.908

Não tem surpresa nenhuma que a língua mais falada nos Estados Unidos seja o Inglês. Acontece que nenhum documento diz que essa é a língua oficial, e essa é uma questão que tem suscitado um debate ardente que remonta séculos. Embora não seja reconhecido como uma língua oficial no nível federal, mais da metade dos 50 estados aprovaram leis que lhe concedem o status de língua oficial.

2. Espanhol | 57.458.470

Enquanto o número de hispânicos nos EUA é significativamente menor do que quem fala inglês, o espanhol é uma das línguas que mais cresce no país. De fato, há mais falantes de espanhol nos Estados Unidos do que na Espanha, e é por isso que, depois do México, é o segundo país com a maior concentração de habitantes falantes de espanhol.

3. Chinês | 2.896.766

Embora a diferença de números entre o segundo e terceiro idiomas mais falados nos Estados Unidos seja abrupta, o número de pessoas que falam chinês ainda é representativo. Nova York abriga a maior população chinesa fora da Ásia, com 12 Chinatowns em sua área metropolitana. Graças à corrida do ouro, São Francisco é a casa da mais antiga Chinatown. A grande maioria dessa população reside na Califórnia, seguida por Nova York e Texas.

4. Francês | 2.047.467

Se incluirmos o crioulo francês da Louisiana, que é um híbrido de francês e algumas línguas africanas, o francês é a quarta língua mais falada nos Estados Unidos. Este é um grupo particularmente interessante da cultura americana, com raízes que remontam ao século XVII. A França controlava o território da Louisiana a partir de 1699 e, como em qualquer colônia, os franceses trouxeram sua língua e cultura com eles.

5. Tagalog: 1.613.346

Apesar de ser amplamente falado nos Estados Unidos, o Tagalog não goza do mesmo reconhecimento que as outras línguas desta lista. Para aqueles que nunca ouviram falar, é uma das línguas oficiais das Filipinas. As Filipinas foram anexadas aos Estados Unidos em 1899 e os filipinos foram considerados cidadãos dos EUA, o que tornou sua imigração um processo menos doloroso em comparação com regiões como a América Latina.

6. Vietnamita: 1.399.936

O número de falantes vietnamitas nos Estados Unidos é apenas um pouco menor do que o anterior na lista. Mais de 300.000 imigrantes vietnamitas chegaram aos EUA entre 2000 e 2014, principalmente para se reunir com outros membros de sua família, muitos dos quais buscaram asilo após a Guerra do Vietnã.

Quer aprender os Idiomas mais falados nos Estados Unidos? A Wizard ensina. Temos cursos de Inglês, Espanhol, Chinês (Mandarim) e Francês. Entre em contato com a gente e agende sua aula experimental.