O Que Você Precisa Levar Para Fazer Um Mochilão

O Que Você Precisa Levar Para Fazer Um Mochilão

Fazer um mochilão, seja pela Europa, pela América Latina ou até mesmo pelo Brasil é o sonho de muito jovem. A ideia de sair por aí, sem muito planejamento, apenas com muita vontade de conhecer coisas novas e uma mochila nas costas agrada muita gente.

Sobre o peso máximo da mochila

E quando você vai fazer um mochilão, você está levando sua casa e sua vida inteira na mochila. E não dá pra levar muita coisa, caso contrário, você pode se machucar ou não conseguir caminhar direito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o peso da mochila não seja superior a 10% do peso de quem a carrega. Entretanto, não tem como uma pessoa de 70 quilos levar apenas 7 quilos de bagagem (sendo que 2 quilos é o peso da mochila). Não cabe.

Como esse número da OMS considera o uso contínuo da mochila, não tem problema que em um mochilão de algumas semanas esse número seja um pouco maior. Mas o peso da mochila para um mochilão não pode ser superior a 20% do peso de quem vai carregá-la. Então, o que não pode faltar dentro da mochila? É justamente isso que a Wizard Curitiba vai mostrar para você.

O que levar na mochila?

Isso vai depender um pouco do seu destino e das condições climáticas que você vai enfrentar. Então vamos listar alguns itens básicos, que devem estar em qualquer mochila, para qualquer destino.

Roupas

Você precisa de roupa para, no máximo, cinco dias. Mesmo que você fique 3 meses fora. Mochileiro sabe que lavar a própria roupa é parte da rotina. Camiseta, shorts, bermuda, calça confortável, meias e roupa íntima é o que você vai mais usar (se a trip não for durante um inverno rigoroso).  Leve também uma roupa de banho, nunca se sabe se você vai encontrar ou rio ou piscina pelo caminho.

Calçados

Conforto, conforto e conforto. É só nisso que você precisa pensar na hora de escolher os calçados. Afinal, você vai caminhar muito e carregar uma mochila pesada. Um tênis com bom amortecimento e um chinelo de tiras já está de bom tamanho.

Toalha

Você vai usar ela muito mais do que apenas para se secar. Ela serve de cortina, de travesseiro de esteira para um picnic e muitas outras utilidades.

Necessaire e acessórios

Monte uma necessaire com artigos básicos de higiene: shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, hidratante, pasta de dente, escova, fio dental, filtro solar, repelente, escova de cabelo, cortador de unha, lixa, gilete, cotonete, lenço de papel, lenços umedecidos pra quebrar o galho. Também coloque um analgésico, relaxante muscular,band-aid e remédio para diarreia.

Comidinhas

Nada de encher a mochila de comida. Você vai ter que providenciar o que comer pela rua. Mas leve algumas coisas para beliscar durante as caminhadas: barrinhas de cereal, chocolate, balas, amendoim e claro, uma garrafa de água. E não se esqueça de levar uma caneca de plástico. Ela vai ser mais útil do que você imagina.

Eletrônicos

Não dá pra levar muita coisa, mas celular e lanterna tem que ter. Ou até uma câmera fotográfica para os amantes da fotografia. Então não se esqueça dos carregadores de bateria, de um adaptador de tomada, de um power bank e fones de ouvido.

Acampamento

Para acampar você vai precisar se uma barraca, um saco de dormir e um tapete térmico.

Documentos e dinheiro

Separe uma bolsinha para esses itens e deixe em um lugar seguro e difícil acesso na mochila, para não perder. O ideal é levar um cartão internacional para as compras, mas sempre tenha um pouco de dinheiro vivo disponível.