O Que É O Festival De Cannes?

O Que É O Festival De Cannes?

O Festival de Cannes é o mais importante festival de cinema do mundo. Ele acontece todos os anos, no mês de maio, no balneário de Cannes, na Côte d’Azur que fica na Riviera Francesa. Em 2019, o Festival está chegando a sua 72ª edição e o presidente do júri deste ano será o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu – que dirigiu o premiado Birdman ( 2014) e O regresso (2015) que rendeu o primeiro Oscar de Melhor Ator para o Leonardo Di Caprio.

História do Festival de Cannes

A história do Festival de Cannes está muito ligada a históra da Segunda Guerra Mundial. Tudo começou quando em 1930, o ministro francês das Belas Artes, Jean Zay, não gostou como os governos fascistas da Alemanha e Itália estavam influenciando a seleção dos filmes da Mostra de Veneza. Por isso, quando estava em Cannes, ele propõe a criação de um festival cinematográfico de nível internacional.

Já na metade do ano de 1939, Louis Lumiére (um dos inventores do cinema) aceita ser presidente da primeira edição do Festival que aconteceria entre 1 e 30 de de setembro. Mas o início da Guerra, em 3 setembro, não permite que o Festival seja realizado.

Foi só em 1946, ano seguinte ao fim da Guerra, que o Festival de Cannes veio a ser realizado. Nos anos de 1948 e 50 ele não aconteceu por problemas orçamentários. E em 1955 foi lançado o prêmio principal do evento, chamado Palma de Ouro.

Como funciona o Festival de Cannes?

Além de ser um festival que premia, todos os anos, diretores consagrados e seus novos filmes, o Festival de Cannes também tem uma importância muito grande na descoberta e revelação de novos talentos. Uma das suas sessões se chama “ Un certain regard”, que seleciona novos diretores, de todo o mundo, e que estão começando a fazer trabalhos muito bons.

Veja como está estruturado o festival conforme as categorias de cada filme.

Seleção oficial

  • Longa-metragens em competição (Longs métrages en compétition)
  • Longa-metragens fora de competição (Longs métrages hors compétition)
  • Um certo olhar (Un certain regard)
  • Curta-metragens em competição (Courts métrages en compétition)
  • Cine-fundação (Cinéfondation)
  • As seções paralelas
  • A Semana da crítica (La Semaine de la critique)
  • A Quinzena dos diretores (La Quinzaine des réalisateurs)

E você? Tem vontade de viajar para Cannes para assistir ao Festival? Então comece aprendendo francês na Wizard Curitiba. Temos os melhores professores e um excelente material didático para que você se torne um bilíngue.