O que é J-Pop?

O que é J-Pop?

meninos dançando J-popVocê já ouviu falar em J-Pop ou é a primeira vez que tem contato com esse nome? Neste artigo a Wizard Curitiba vai falar um pouco sobre esse estilo musical que dominou o Japão e que vem se espalhando pelo mundo inteiro.

História do J-Pop

J-Pop, como é chamada carinhosamente a música pop japonesa dentro e fora do Japão, é o principal estilo musical naquele país e conquistou uma grande legião de fãs em todo o mundo. É verdade que o J-pop só ganhou nome e status nos anos 90, mas o estilo pode ser encontrado desde os anos 1960 e algumas canções remete a era pré-guerra na história japonesa, na década de trinta.

Características do J-Pop

O estilo J-Pop consiste, basicamente, em músicas dançantes, clipes com coreografias do começo ao fim e artistas com um visual colorido e super produzido. Se repararmos bem, eles parecem a personificação dos famosos animes (desenhos animados): cabelos coloridos, homens de rosto bem feminino e roupas cheias de detalhes.

Hoje em dia, existem centenas de bandas brigando por um espaço nas paradas japonesas. Algumas delas com mais de 20 artistas, sendo que esse número pode chegar até 130 integrantes. Imagine só o trabalho que dá fazer uma turnê com uma banda tão grande assim.

Outra característica é que, com tanta concorrência, é muito difícil que uma banda ou artista façam sucesso por muito tempo. Dessa maneira, sempre existem novidades e bandas novas se formam o tempo inteiro.

5 músicas para você conhecer melhor o J-Pop

Ainda está muito abstrato? Não consegue imaginar muito bem como é esse estilo? Não se preocupe, a Wizard Curitiba fez uma lista com 5 músicas que vão te ajudar a entender melhor o J-Pop. Olha só:

1. Scandal – Harukaze
Essa música é uma ótima amostra do que é o J-Pop: guitarras, a atitude e uma relação próxima com o anime.

2. Arashi – Bittersweet
A música e muito dançante, o ritmo é alegre e os artistas são incrivelmente bonitos.

3. GACKT – Redemption
Uma letra muito legais que é como se seres de outro mundo a tivessem escrito.

4. BabyMetal – Give Me Chocolate
Essa é uma gracinha, imagine a mistura de chocolate com o estilo metal.

5. Kyary PamyuPamyu – PONPONPON
Para fechar, uma música bem ao estilo J-Pop.