Como é o Natal na Alemanha?

Como é o Natal na Alemanha?

natal na alemanhaA tradição do Natal muda de um país para outro. Em alguns lugares é bem diferente de como estamos acostumados aqui no Brasil. E na Alemanha? Você sabe como é comemorado o Natal por lá? A Wizard Curitiba preparou esse artigo especial para você saber as características do Natal alemão.

A véspera de Natal que é chamada “Heiliger Abend” é comemorada na Alemanha em 24 de dezembro. É o último dia do Advento e o início da temporada de Natal. Muitas pessoas passam a tarde e a noite decorando árvores, participando de cultos na igreja, comendo pratos tradicionais e abrindo presentes de Natal.

A véspera de Natal é feriado?

A véspera de Natal é tradicionalmente um dia parcial de folga. Muitos empregadores dão a seus trabalhadores pelo menos parte do dia de folga. Os horários de de funcionamento das lojas é reduzido. Bancos e escritórios do governo geralmente ficam fechados o dia inteiro.

A véspera também é chamada de dia silencioso em parte da Alemanha. Em alguns estados, restrições especiais podem ser aplicadas a certos tipos de atividades, como concertos ou eventos de dança.

O que as pessoas fazem na véspera?

Muitas pessoas viajam para passar o final da tarde e a noite com os parantes na véspera de Natal. Elas decoram uma árvore de Natal e algumas assistem à missa da meia-noite. A missa da meia-noite é um culto na igreja que tradicionalmente começa no final da noite

Mais tarde, muitas famílias abrem seus presentes que foram colocados sob a árvore de Natal. Em muitas famílias protestantes, é dito às crianças que o Pai Natal ou o Papai Noel trouxe os presentes. Em muitas famílias católicas, eles são informados de que o Menino Jesus deu os presentes. Uma refeição tradicional da véspera de Natal consiste em carpa (um tipo de peixe), salada de batata, batata cozida, salada de pepino e fatias de limão.

Preparação para o Natal

As preparações para o Natal na Alemanha começa quatro domingos antes de 25 de dezembro e é conhecida como Advento. Muitas famílias preparam uma coroa do advento com quatro velas e ramos da vegetação local. Uma vela é acesa no primeiro domingo do Advento, duas no segundo domingo, três no terceiro domingo e quatro no quarto domingo.

As crianças recebem calendários do Advento antes do Natal. Geralmente são feitos de papel grosso e com 24 portas. Todos os dias, a partir de 1º de dezembro, as crianças abrem uma porta para descobrir uma imagem atrás de cada uma. As versões modernas têm doces ou um pequeno brinquedo atrás de cada porta. Na cidade de Gengenbach, Baden-Württemberg, a prefeitura tem 24 janelas e é transformada em um calendário de advento gigante a cada ano.

Quer conhecer mais sobre o idioma e a cultura alemã? Então agende hoje mesmo sua aula experimental.