Como é a literatura chinesa?

Como é a literatura chinesa?

literatura chinesaA cultural oriental guarda muitos segredos e surpresas para nós aqui do ocidente. A maneira como o os orientais vivem, se relacionam, comem, trabalham e produzem sua arte é muito diferente quando comparamos ao ocidente.

Já parou para pensar em quantos livros de escritores chineses você já leu em sua vida? Ou melhor, quantos livros de escritores chineses você já ouviu falar? Talvez o mais famoso deles seja A Arte da Guerra, do Sun Tzu, que na verdade é um tratado militar escrito no século IV a.C. e fez muito sucesso durante a década de oitenta, tendo seu conteúdo relacionado às técnicas empresariais. Fora esse você lembra de mais algum?

Literatura chinesa na atualidade

Mas, e atualmente? Como é a literatura chinesa? Durante o século XX, bastante influenciados pela literatura do ocidente, muitos escritores da China deram início a uma revolução literária que ficou conhecida como o “Renascimento Chinês”.

A intenção era usar uma linguagem coloquial com objetivos literários. Durante os anos da Revolução Cultural (1966-1978), diversos escritores acabaram se adaptando às necessidades do povo e a influência da burguesia ocidental foi muito atacada. Depois disso, dadas as proporções, a China passou a ter uma certa liberdade de expressão, tolerando interesse pelas ideias e as formas do ocidente.

Nobel de literatura

Radicado em Paris, Gao Xinjian é único escritor chinês vencedor do Prêmio Nobel de Literatura (no Brasil ninguém venceu). Já vivendo na França, ele recebeu o prêmio no ano 2000 por construir uma obra com valor universal, com que serviu para abrir novos caminhos para o romance e o teatro chineses.

E para você conhecer melhor a literatura, chinesa da atualidade, a Wizard Curitiba fez uma lista com dez livros de cinco autores chineses que você precisa conhecer.

1. A montanha da alma, Gao Xingjian (Nobel de Literatura)
2. Mudança, de Mo Yan
3. As rãs, de Mo Yan
4. As boas mulheres da China, de Xinran
5. Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida, de Xinran
6. As filhas sem nome, de Xinran
7. Viver, de Yu Hua
8. Crônica de um vendedor de sangue, de Yu Hua
9. Irmãos, Yu Hua
10. A imperatriz de ferro, Jung Chang

E se você quer aprender chinês para ler todos esses livros no idioma original, venha para a Wizard Curitiba.