Labor Day – O que é?

Comemorado sempre na primeira segunda-feira do mês de setembro, o Labor Day é um dos mais tradicionais feriados dos Estados Unidos. O propósito do feriado é homenagear a contribuição social e econômica dos trabalhadores americanos para o país.

A história – O que é Labor Day

Para entender o que é Labor Day, precisamos voltar no final do século XIX, mais precisamente no ano de 1882, em Boston, quando o movimento operário decidiu criar o feriado e realizou o evento no Central Labor Union de New York. No ano seguinte, o feriado não ganhou nenhuma adesão de outras cidades. Foi somente dois anos depois, em 1884 que outras cidades decidiram adotar essa data como feriado.Labor Day

Em 1885 o Labor Day caiu na graça dos trabalhadores e foi comemorado nos principais centros industriais dos Estados Unidos. Mesmo com toda essa visibilidade, apenas dez anos depois (em 1895) é que a data se tornou um feriado nacional.

Para além do trabalho

O Labor Day, com o passar do tempo, passou a representar outras coisas para os americanos. A data coincide com as últimas semanas do verão no hemisfério norte e, como as estações nos Estados Unidos são bem delimitadas, a população aproveita para curtir os últimos dias quentes antes da chegada do frio.

Outra questão interessante é que a data também costuma marcar o final das férias escolares. Dessa maneira, até quem não é trabalhador (os estudantes, no caso), acabam aproveitando o Labor Day para fazer a última festa antes de regressar para as carteiras escolares.

Em muitas cidades o Labor Day é celebrado com festas, desfiles, paradas, discursos, eventos esportivos, piqueniques, churrascos e queima de fogos. As comunidades mais engajadas acabam organizando por conta própria festas públicas nas ruas.

Deu para perceber que o Labor Day é um feriado muito importante e representativo para o povo americano, assim como o Dia do Trabalhador (1º de maio) é no Brasil. Lembre-se de que no Brasil, esse é um dos poucos feriados em que o comércio (shoppings, mercados etc.) não abrem as portas.

Na Wizard Curitiba, a cultura americana (e os feriados, como o Labor Day) também é trabalhada em sala de aula. Mais do que ensinar gramática e vocabulário, acreditamos que uma nação bilíngue se constrói com uma formação completa dos estudantes.
Conheça a melhor escola de inglês de Curitiba, faça uma aula experimental conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *