Borges. O maior escritor argentino de todos

lápisVocê gosta de literatura? Então precisa conhecer (ou conhecer melhor) o maior escritor argentino de todos os tempos. Neste artigo a Wizard Curitiba vai contar um pouco sobre a história e a obra de Jorge Luis Borges.

A importância de Borges

A imaginação sem limites de Jorge Luis Borges ainda surpreende o mundo até hoje, 120 anos após seu nascimento em Buenos Aires. Borges deixou uma marca profunda na história, não apenas por sua prosa engenhosa, mas por seu senso de humor muito particular. Sua figura também é fundamental na literatura hispano-americana devido a obras que inspiraram várias gerações de escritores.

A história de Borges

Desde criança, Borges demonstrou grande interesse pela literatura que o levaria a ser um autor universal e um dos escritores, ensaístas e poetas mais importantes do mundo contemporâneo. Sua paixão pela leitura o levou a trabalhar como bibliotecário de 1937 a 1945, época em que ele já era popular por suas criações. Dez anos depois, tornou-se diretor da Biblioteca Nacional da Biblioteca Argentina, cargo que ocupou até 1974.

Até sua morte em Genebra (Suíça), em 1986, o famoso escritor construiu um legado de histórias, poemas e ensaios, com obras como “Ficções” (1944) e “O Aleph” (1949), embora Borges confessasse que não tinha orgulho deste período.

Sobre o que Borges escreveu?

As histórias de Borges costumam lidar com temas filosóficos como tempo, eternidade, natureza da identidade pessoal e experiência mística. Nas mãos de Borges, essas idéias eram uma ferramenta para ficção requintada, colorida por suas imagens favoritas de labirintos, tigres e bibliotecas infinitas. Além de suas preocupações metafísicas, Borges também escreveu várias histórias sobre a terra de seu nascimento, a Argentina, e sua mitologia do Velho Oeste dos guerreiros gaúchos e suas vidas.

Reconhecimento tardio

Embora as obras mais famosas de Borges tenham sido publicadas nas décadas de 1920 e 1930, ele não atraiu elogios da crítica e da literatura internacional até sua tradução para o inglês nas décadas de 50 e 60. Após esse repentino sucesso literário, Borges continuou a publicar novos trabalhos, mesmo quando sua visão diminuiu, deixando ele cego.

Venha aprender espanhol na Wizard Curitiba para poder ler a obra original desse, que é um dos maiores escritores que a humanidade já conheceu.