Italiano e Suas Curiosidades

Italiano e Suas Curiosidades

ItalianoDurante a idade média, dois tipos dominantes de latim eram usados: o clássico, que era usado pelos romanos mais cultos e influentes e, também, pelos habitantes de Roma; e o latim vulgar, mais simples e limitado, que era falado pelos soldados romanos e pelos povos dominados por Roma. E foi a partir desse latim vulgar que nasceram várias línguas como o francês, o português e também o italiano.

O italiano é uma língua fascinante – a quinta mais falada no mundo – e carrega diversas curiosidades. São coisas tão legais que vai até dar vontade de aprender. A Wizard Curitiba vai apresentar algumas curiosidades para você.

O Idioma pelo mundo

Ao todo, o italiano é falado em 27 países. Claro, ele não é oficial na maioria deles. Mas o que importa é que existem muitos falantes do idioma ao redor do planeta. Só na Alemanha são 600 mil pessoas que “parla” italiano. E nos Estados Unidos esse número chega a 200 mil falantes.

A conversa é entre A e B. K, J, W, X, Y estão fora. 😛

Isso mesmo, o alfabeto italiano é composto por apenas 21 letras (o português tem 26). Não se usam, nem na fala nem na escrita, as letras k, l, w, x, y.

Agora é oficial

Na Itália, Suíça, Vaticano, Eslovênia, San Marino e Croácia, o italiano é considerado idioma oficial (fica a dica para seu intercâmbio). Além disso, tem influência administrativa e econômica em Mônaco, Líbia e Somália.

Uma língua muito plural

Olha que curioso. Para colocar uma palavra no plural em italiano não se acrescenta “s”. O que acontece é que a vogal da palavra é trocada de “e” para “i”. Veja só: il giornale > i giornali. Il poema > i poemi.

As definições de trava-língua foram redefinidas com sucesso

Você conhece um trava-língua mais difícil que esse? Trentatre trentini entrarono a Trento, tutti e trentatre trotterellando” (Trinta e três pessoas entraram em Trento, todos os trinta e três troteando). Isso cai na prova do nível avançado. Brincadeira! 😉

A Wizard Curitiba está esperando você. Agende uma aula experimental e venha parlar italiano.