Itália fora da Copa do Mundo

Itália fora da Copa do Mundo

Arrivedeci. Como será a copa do mundo sem a Itália?

No ano de 1958, a Seleção Brasileira levantou o troféu da Copa do Mundo pela primeira vez, depois de vencer a anfitriã, Suécia, por 5×2. Isso foi a exatamente há 60 anos atrás. E nessa mesma edição, foi também a primeira vez que vimos a seleção da Itália fora da Copa do Mundo. Proeza que repetiu em 2018.

Itália Fora da Copa do MundoA Itália é uma das seleções de futebol mais bem sucedidas em Copas do Mundo, ao lado do Brasil e da Alemanha. Juntas, essas seleções levaram 13 títulos dos 20 que foram disputados (Uruguai, Argentina, Inglaterra, Espanha e França dividem os 7 títulos restantes). A Azzurri, apelido da seleção por sua camisa azul, disputou seis finais e saiu vitoriosa em quatro. Venceu também uma Eurocopa e ganhou uma medalha olímpica de ouro.

A Copa do Mundo de 2018 sem a Itália será uma competição em que ninguém irá falar italiano. Afinal, nenhuma outra seleção tem esse idioma como língua materna. As emissoras de televisão não precisarão ter um intérprete para traduzir as entrevistas do Pirlo ou do goleiro Gianluigi Buffon depois das partidas.

Aliás, o Buffon, depois da eliminação em novembro de 2017 na repescagem, diante da Suécia, fez um prognóstico triste de como será a Copa da Mundo sem a Itália. “Vou me arrepender disso durante toda a vida. Privamos as crianças italianas de terem um coração batendo forte durante a Copa.”

Se para as outras nações, ver a Itália fora da Copa é algo que causa um certo espanto, para os italianos a dor é bem maior. É bem provável que os 30 dias da Copa sejam um período amargo para os italianos. Assistir aos jogos do Mundial sempre trará a lembrança de que a seleção do seu país ficou de fora.

No Brasil, o impacto pela ausência da Azzurri também será grande. Afinal, nosso país tem a maior colônia de italianos fora da Itália. Estima-se que 15% da população brasileira seja descendente de italianos. Ou seja, podem esquecer aquela tradicional reportagem da televisão em uma cucina italiana no Brasil com os fregueses assistindo os jogos da Itália e dizendo que tem o coração dividido entre Brasil e Itália. Esse ano só vai dar Brasil. E você? O que acha da Itália fora da Copa do Mundo de 2018?