Independence Day – Como Aconteceu a Independência dos Estados Unidos?

Independence Day – Como Aconteceu a Independência dos Estados Unidos?

Independência dos Estados UnidosPara a Wizard Curitiba, aprender inglês é mais do que apenas dominar o idioma, é também aprender mais sobre a cultura dos países que falam esse idioma. E como o Dia da Independência dos Estados Unidos está chegando, resolvemos fazer esse artigo para contar brevemente como se deu esse movimento.

Assim como aconteceu com o Brasil, os Estados Unidos também foi um país colonizado por povos europeus e que teve que lutar para se tornar independente.

A Guerra dos Sete Anos

Na metade do século XVIII, o país era ocupado por ingleses e franceses. E para conquistar a hegemonia, esses dois povos entraram em guerra, a Guerra dos Sete Anos (1756 a 1763). Ao final da batalha, os ingleses saíram vencedores (se não se falaria francês por lá) e imaginavam que poderiam se aproveitar das terras conquistadas para seu benefício. Mas a Coroa Britânica, do outro lado do oceano, tinha outros planos e resolveu enviar novos colonos que viriam da Inglaterra. Isso causou um descontentamento enorme do colonos ingleses que lutaram na guerra e esse foi o primeiro acontecimento que culminaria do processo de independência.

Lei dos Selos

Outro acontecimento que irritou muito os colonos foi a criação das Leis Proibitivas, que provocaram uma série tributos com o objetivo de salvar a Inglaterra da crise. A principal delas se chama Lei dos Selos, que obrigava os produtores a comprar selos da Coroa Britânica para colar em seus produtos. O mesmo que o Brasil faz com algumas bebidas alcoólicas. Sabe aquele selo que vem colado na tampa? Então.

Imposto sobre chás

Na inglaterra chá é coisa séria. E foi justamente ele provocou a gota d’água para a Independência dos Estados Unidos. Criou-se um imposto sobre os chás e os produtores ficaram revoltados. Houve um protesto em praça pública na cidade de Boston em 1770 e a guarda britânica assassinou cinco manifestantes.

Congresso Continental

A partir daí aconteceram uma série de revoltas e pessoas influentes com Thomas Jefferson e Benjamin Franklin se organizaram na Filadélfia para criar o Primeiro Congresso Continental, em 1975, em que foi elaborada uma declaração de direitos. Novos confrontos aconteciam no país entre os colonos e a guarda britânica e, no ano seguinte, em 4 de julho de 1776, no Segundo Congresso Continental, foi redigida a Declaração de Independência dos Estados Unidos, com a criação do Exército Colonial.