Japonês: Mais fácil do que você imagina

JaponêsQuem vê o alfabeto japonês logo pensa: “impossível aprender esse idioma”. E é natural que isso aconteça. Mas não é porque o japonês é muito difícil, é só porque ele funciona de uma maneira diferente das línguas ocidentais que tiveram origem do latim.

Mas depois das primeiras aulas de japonês na Wizard Curitiba, essa barreira é quebrada e você percebe que o japonês é um idioma fácil de aprender e de usar. Não está convencido? Então olha só isso que eu vou mostrar. No exemplo abaixo estão todas as variações que existem do ver “ir” tanto no português como no Japonês:

Português – Ir
Vou, vais, vai, vamos, ides, vão, fui, fostes, foi, fomos, fostes, foram, ia, ias, ia, íamos, íeis, iam, fora, foras, fora, fôramos, fôreis, foram, irei, irás, iremos, ireis, irão, iria, irias, iria, iríamos, iríeis, iriam, vá, vas, vá, vamos, vades, vão, fosse, fosses, fosse, fôssemos, fôsseis, fossem, for, fores, for, formos, fordes, forem, vai, vá, vamos, ide, vão, ires, irmos, irdes, irem.

Japonês – 行く
Iku – iki(masu), ikou, ike(nai), itte, itta, ika.

O iku é utilizado na maioria das vezes. As variações mostradas acima servem para acrescentar uma terminação que transforma a frase para o passado, presente, negativo, torna-a mais formal ou dá ênfase. (masu, mashita, nai, tte, ta, nda, zo).

Como você pode perceber, diferente do português, o japonês possui poucas conjugações verbais. Já em nosso idioma, são dez tempos verbais no indicativo e 6 no subjuntivo. O japonês tem só dois: o presente e passado e os verbos não conjugam conforme o sujeito. Muito mais fácil.

Como no inglês, o japonês também não possui gênero (masculino e feminino) nos substantivos e nem plural.

Pronúncia em Japonês

Como a gente fala português, aprender a pronúncia japonesa é moleza. Isso porque as sílabas japonesas são parecidas com a do português. Dessa forma, a pronúncia não é uma dificuldade. Além do que o japonês tem menos sílabas que a maioria dos idiomas, apenas 109, e elas não mudam de tonalidade.

Viu só, japonês só parece difícil. Mas com dedicação e estudando na Wizard Curitiba você consegue. 🙂