História da Língua Portuguesa

Hoje a Wizard Curitiba trás pra você uma curiosidade muito interessante: A História da Língua Portuguesa. Segundo a teoria mais aceita (sim, existem outras), a língua portuguesa nasceu no começo do século III a.C, na Península Ibérica. Península Ibérica? É na Terra? Sim, é simples. É o território onde hoje se encontram Espanha e Portugal. Não esqueça mais: Península Ibérica = Espanha + Portugal. Mas vamos deixar a geografia de lado e voltar para o português. Para facilitar, vou dividir o texto em três períodos históricos diferentes, assim fica mais fácil de você se localizar no tempo.

Século III a.C. (210 a.C.)

NHistória da Língua Portuguesao século III a.C. os romanos (do Império) estavam ampliando suas fronteiras e chegaram até a Península Ibérica (que agora você sabe onde fica ;)), e trouxeram o idioma latim com eles. E é aí que a sopa de letrinha, que acabou se tornando o português, começa a ser preparada. Quando os soldados de Roma chegaram na Península, eles encontram povos que viviam lá e que falavam outros idiomas. Então, a mistura entre o latim e os idiomas de Lusitânia e Galécia, (que ficavam onde hoje é centro-sul de Portugal) foram os primeiros ingredientes do Português.

Século V d.C. (400 d.C.)

Mas a receita ainda não estava pronta. Entre o século V e VIII (400 a 700 d.C), o Império Romano, por ter se expandido demais, começa a sofrer grandes perdas de território, sobretudo pelas invasões bárbaras (bárbaros eram todos os outros povos que não eram do Império Romano). Os soldados de origem germânica (bárbaros) invadem a Península Ibérica e começam a absorver rapidamente o latim.

Acontece que cada tribo bárbara falava o latim de uma maneira diferente. Aí é que a mágica acontece. Essa diversidade vai fazer surgir línguas bem distintas como o galaico-português (ou português medieval), o espanhol e o catalão.

Século IX d.C. (870 d.C.)

Com o português já formado por volta de 700 a 800 d.C., o primeiro registro escrito da língua é datado de 870 d.C. O documento é chamado de Doação à Igreja de Sozello e encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal.

Dica quente da Wizard Curitiba

E se você gosta de podcast, a Wizard Curitiba tem uma dica incrível. O Scicast, que tem o slogan “porque a ciência tem que ser divertida”, lançou recentemente dois episódios que contam um pouco da história do idioma português. Além de trazer informações mais aprofundadas sobre o assunto, eles são muito divertidos e fazem você dar muitas risadas. Imperdível! Segue o link dos áudios no site do Scicast. Ou você pode procurar por eles no seu agregador de podcasts.

A história da língua portuguesa – Episódio 1

SciCast #248: A História da Língua Portuguesa

A história da língua portuguesa – Episódio 2

SciCast #254: A História da Língua Portuguesa 2