Francês é uma língua difícil de aprender?

Você tem vontade de aprender a falar francês, mas sempre achou que esse é um idioma difícil de aprender? Realmente, quando a gente ouve alguém falando em francês parece que é muito difícil, não dá pra entender uma palavra sequer. Mas a verdade é que ele é muito mais fácil do que parece.

francês é uma língua difícil de aprender? Francês é uma língua difícil de aprender? estude frances 400x267Essa falsa impressão acontece por conta de um fenômeno do idioma francês que se chama “liaison” (pronuncia-se “liezon”), em que se deve fazer a ligação (liaison) de duas palavras – quando a segunda começa com vogal ou “h”- na hora de pronunciá-las. Por exemplo:

les_amis – os amigos
les_amoureux – os apaixonados
mon_enfant – meu filho
cet_automne – este outono

A “liaison“ é que causa a impressão do francês ser um idioma tão difícil. Mas, já nas primeiras aulas aqui na Wizard Curitiba, você supera essa barreira e, quase como num passe de mágica, você começa a perceber que tudo é muito mais fácil do que você imaginou. Quer ver por que?

O idioma francês tem muito em comum com o português

Pra começar, podemos dizer que elas são irmãs. Afinal, têm o mesmo pai: o latim. Por terem tido a mesma origem, centenas de palavras têm a pronúncia, mas sobretudo a escrita muito parecidas. É nítida a semelhança do francês com o português em palavras como “téléphone” e “cinéma”. Além disso, os tempos verbais dos dois idiomas são bem semelhantes, com conjugações realizadas na 1ª, 2ª e 3ª pessoas.

Parte do vocabulário inglês teve origem do francês

Talvez você não saiba, mas até o final da Segunda Guerra Mundial o francês era o idioma mais importante de todos. Assim como hoje as escolas tem o inglês no currículo, até os anos sessenta era o francês que “les enfants” aprendiam. Por conta dessa hegemonia que o francês teve por muitos séculos, diversos idiomas foram influenciados por ele, inclusive o inglês. Por isso, se você sabe um pouco de inglês, isso vai ajudar na hora de aprender francês.

Francês tem o mesmo alfabeto que o português

Pode parecer algo bobo, mas na sua primeira aula de francês você já começa sabendo todo o alfabeto. No japonês, chinês e árabe é preciso começar aprendendo os alfabetos ou ideogramas. Ou seja, não dá pra reclamar. 😛

Se você está interessado em aprender francês, a Wizard Curitiba é o melhor lugar. Venha aprender francês de verdade na maior escola de idiomas do mundo. Agende agora mesmo sua aula experimental.