É verdade que os franceses não gostam de falar inglês?

É verdade que os franceses não gostam de falar inglês?

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre a fama dos franceses de não serem bons anfitriões, não é mesmo? Normalmente a queixa principal é que eles são muito ríspidos e secos no tratamento com os estrangeiros. Será que isso é verdade? Bom, tudo depende do ponto de vista.

Precisamos sempre lembrar que estamos falando de uma outra cultura. Os franceses são mais diretos nas suas mensagens, não costumam sorrir muito e não são “cheio de dedos” na hora de conversar. É uma cultura diferente e seria um pouco injusto dizer que isso é falta de educação.

falar inglês

Isso é um pouco mais acentuado em cidades turísticas, como Paris, por exemplo. Paris é a cidade que mais recebe turistas no mundo inteiro. Agora imagine você, indo à pé para o trabalho em um percurso de 2km e ser parado mais de dez vezes por turistas pedindo informações. E isso acontecendo diariamente. Não é algo muito agradável também para eles.

Essa fama também se deve ao fato deles serem completamente resistentes em falar inglês. Quando um brasileiro que não fala o idioma francês tenta falar inglês, muitos franceses encerram o papo com um sarcástico “I don’t speak english”. Mas essa é uma outra história e tem a ver com a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra que aconteceu entre 1337 e 1453.

Como você pode perceber, a guerra durou mais que cem anos e criou uma enorme rixa entre franceses e ingleses que já dura mais de 500 anos. Que pessoal rancoroso. 😛

Mas então nenhum francês vai falar inglês comigo? Não é bem assim. Se você demonstrar que está tentando falar em francês, mas que está com um pouco de dificuldade, pode ser que ele te convide a continuar a conversa em inglês. Ou você mesmo pode perguntar, em francês, se ele se importa em falar inglês.

Se você quer viajar para a França, é bom saber pelo menos o básico do francês para poder se virar bem. Na Wizard Curitiba você pode fazer aulas de francês para se preparar para conhecer esse fantástico país europeu sem precisar falar inglês.

Para mais dicas acesse nosso blog ou siga nossas redes sociais.