Entenda a relação entre a China e os Estados Unidos

Entenda a relação entre a China e os Estados Unidos

Entenda a relação entre a China e os Estados Unidos - Wizard em CuritibaHoje em dia, é muito comum ver notícias nos jornais sobre a relação que existe entre a China e os Estados Unidos. Mas quais são os principais pontos dessa relação e por que ela é tão importante para o mundo todo? A Wizard Curitiba vai explicar o que está acontecendo com esses dois países.

Crescimento econômico

Umas das principais características da relação entre China e EUA é uma guerra comercial que já vem durando quase vintes anos, desde os anos 2000. E a China vem levando a melhor e conseguindo ameaçar a hegemonia norte americana. Nesse período, o PIB da China cresceu quase dez vezes mais que o americano. O PIB chinês saltou de $1,1 trilhão em para $12,2 trilhões em 2019. Já o PIB americano cresceu de $5,0 trilhões para $19,3 trilhões no mesmo período.

Essa escalada econômica incomoda muito Washington. Especialista preveem se a China mantiver esse ritmo, dentro de dez anos ela terá todas as condições para enfrentar os Estados Unidos de igual para igual.

Um acordo de perde-perde

Frente a globalização nos anos 2000, a China decidiu abrir suas relações econômicas. E foi aí que se iniciou uma relação comercial em que tanto a China como os Estados Unidos perdem. Os EUA passaram a utilizar a mão de obra mais barata para poder consumir mais e mais barato. Enquanto a China começa a expandir suas fábricas para fazer a economia crescer de maneira acelerada.

O resultado dessa relação é desastroso: falta de emprego nos Estados Unidos e uma poluição ambiental na China sem precedentes.

Além da economia

Mas o que será que existe por trás dessa guerra econômica que vem sendo travada por Estados Unidos e China? Qual é a vantagem de ter um PIB cada vez maior? De maneira bem simplificada, a guerra econômica é, também, uma batalha pela hegemonia militar. O dinheiro permite que esses países possam modernizar e equipar cada vez mais suas forças armadas e também que tenham mais influência sobre países estratégicos como Coreia do Norte, Venezuela, Irã, Kuwait etc.

Esse é um momento em que o mundo todo precisa ficar de olho nas decisões que são tomadas por esses dois países porque elas têm influência direta na vida de cada pessoa do mundo, independente da nacionalidade.