Dicas para uma apresentação profissional em inglês

Fazer apresentações de trabalho em inglês pode ajudá-lo a dar um passo importante no seu crescimento profissional. Portanto, você deve estar se preparado para realizar essa atividade de forma recorrente. Se você está considerando isso, seja para conversar com colegas ou para realizar uma reunião interna, é importante saber como dominar a arte de expressar idéias claramente e manter o público atento.

Pensando nisso, para ajudar você a fazer uma apresentação bem-sucedida em inglês, a Wizard Curitiba compartilha uma lista de dicas simples, mas que fazem a diferença. Porém, antes de começar a colocar nossas dicas em prática, pesquise sobre os pontos sobre os quais você irá falar e organize suas idéias com antecedência. A preparação é a chave para acertar, faça sua lição de casa com antecedência e não confie na improvisação, especialmente porque você precisará se comunicar em um novo idioma.

Defina sua introdução com frases pré-determinadas

A introdução pode deixá-lo nervoso, portanto, a melhor prática é usar uma frase predeterminada para ajudá-lo a começar sua apresentação. Por exemplo: Good morning, my name is João da Silva, I work at Concreto Engenharia and I’m going to talk about…

Tenha cuidado com as perguntas da plateia

Não recomendamos a aceitação de perguntas no meio da sua apresentação, se o seu nível de inglês não for avançado, pois você poderá perder a concentração e se deparar com perguntas que não são fáceis de entender.

Use as palavras vinculadas

São palavras que ajudam a vincular idéias, fazer comparações ou contrastes e fornecer explicações detalhadas sobre um ponto. Esses tipos de palavras ou frases ajudarão você a determinar a ordem da sua apresentação e a consolidar uma estrutura clara.

Para ir de um ponto a outro: “first”, “secondly”, “thirdly”; ou também, “in addition”, “another thing”, “furthermore”

Para contrastar ideias: “On the contrary”, “however”, “on the other hand”

Compare: “In the same way”, “comparable”, “similarly”

Analise um tópico em detalhes: “The significance of this is”, “Let’s consider this in more detail”

Exemplificar: “for example”, “to illustrate this point”

Por fim, para concluir sua apresentação: “to conclude”, “that brings me to the end of my presentation”.

Uma última dica: pratique sua apresentação em inglês várias vezes, sozinho, com colegas ou amigos que podem ajudá-lo a dominar o assunto e ganhar confiança.