Curiosidades da língua francesa

Curiosidades da língua francesaO francês é um dos principais idiomas do mundo (já foi o principal há pouco tempo atrás, antes da década de cinquenta) e tem muita história para contar. É conhecida como a língua da arte e do conhecimento em virtude da quantidade de pensadores e artistas que a França já proveu. E a Wizard Curitiba trouxe pra você hoje um tema super divertido: curiosidades da língua francesa.

Além de ter muita história, o francês é um idioma muito agradável de ouvir e mais fácil de falar do que parece. Quando você entende a lógica de como é construída a pronúncia das palavras, a névoa se dissipa e tudo fica mais claro. O francês é um idioma em que brasileiros costumam evoluir muito depressa.

Feitas as devidas introduções sobre “le français”, vamos as curiosidades da língua francesa. On y vá!

Foi a língua oficial da Inglaterra

Por aproximadamente 400 anos, dos séculos XI a XIV, o idioma oficial da inglaterra foi o francês. Isso aconteceu depois da guerra de Hasting, no ano de 1066 e que teve os normandos como vencedores. E no inglês britânico podemos encontrar heranças deste tempo no vocabulário: garage, résumé, mousse, baguette, buffet e restaurant.

Os números são diferentes

Para falar alguns números é preciso fazer contas primeiro. É uma lógica completamente diferente e que pode não fazer o menor sentido para nós. Por exemplo, para dizer setenta, você precisa dizer sessenta mais dez: soixante-dix. E para dizer oitenta e cinco, aí complica: quatro vezes vinte mais cinco (4.20+5=85). Ou seja, quatre-vingt-cinq.

O trava-língua dos trava-línguas

E para finalizar nossas curiosidades, se você acha difícil dizer três pratos de trigo para três tigres tristes, você ainda não viveu perigosamente. O francês guarda um dos trava-línguas mais difíceis de que se tem notícias. Abra le parapluie (guarda-chuva) porque vai chover “s”.

Si six scies scient six cyprès, six cent six scies scient six cent six cyprès?

Traduzindo para o português fica: se seis serras serram seis cipreses, seiscentas e seis serras serram seiscentos e seis cipreses? E aí, aceita o desafio de falar esse trava língua? Em francês e com biquinho, claro! Então grava um vídeo das suas tentativas e publica para seus amigos verem com a hashtag #FrancesWizardCuritiba. E para caprichar mesmo no francês, conte com o curso de francês da Wizard Curitiba e aprenda muitas outras curiosidades da língua francesa em nossas aulas.