Cultura japonesa – Coisas que você precisa saber

O japão está do outro lado do mundo, a cultura japonesa é diferente da nossa, mas a impressão que dá é que eles vivem em outro planeta, bem distante do planeta Terra ocidental a que estamos acostumados.

Cultura JaponesaQuem fala apenas português não vai entender nada do que os japoneses estão falando. É uma cultura muito, muito diferente da nossa e que é preciso um exercício de abstração para entender um pouco dos seus costumes e maneiras.

A proposta aqui é mostrar um pouco sobre a cultura japonesa, mais especificamente na parte em que ela é bem diferente da nossa: a comida e a vida nas cidades. A impressão que dá é que no quesito “vida em comunidade” eles já estão muitas casas a nossa frente.

Todos são extremamente educados, não há papel de bala nas ruas, os metros não atrasam e se atrasar cinco minutos, um aviso aparece nos telões. Bom, vamos conhecer tim-tim por tim-tim dois aspectos muito interessantes: a comida e a vida nas cidades.

 

Comida no Japão

Esqueça o sushi e o sashimi, isso é comida japonesa no Brasil. No Japão o costume é comer gohan (arroz), missoshiro (sopa), lamen (macarrão), tempurá e kare (curry), inclusive no café da manhã. Isso mesmo, lá você come no café o que come no almoço.

É cultura né, gente. Na França o café da manhã é a base de alimentos doces, por exemplo. E pão francês só existe no Brasil. Outra coisa interessante dos hábitos alimentares japoneses é que eles raspam o prato mesmo, dizem que é herança da guerra. Não deixam um grão de arroz. Também fazem barulho ao comer, pois demonstra que está gostoso.

 

A vida nas cidades no Japão

As maiores estações de metrô estão em Tóquio, a Shinjuku é a mais movimentada do mundo onde circulam 2 milhões de pessoas por dia. Nos horário de pico elas ficam lotadas, mas tudo funciona, nada é bagunçado e todos são muito educados. Por exemplo, ninguém fala ao celular dentro do vagão. Ele pode estar lotado, mas sempre fica agradavelmente silencioso.

Mesmo com a rua vazia, se o sinal estiver fechado ninguém atravessa. Apesar de Tóquio ser uma metrópole, o trânsito é organizado, sem caos e buzina. E olha que incrível, nas ruas não existem lixeiras e mesmo assim você não vê lixo em lugar algum, cada um é responsável pelo seu lixo e é cobrado taxa para descartá-lo.  

Na Wizard Curitiba é assim, além de aprender japonês, a gente faz questão que você conheça também um pouco da cultura japonesa. Venha fazer aulas de japonês com a gente.