Cultura Japonesa: Bushido e a honra samurai

A cultura japonesa é fascinante. A maneira como eles vivem e se comportam é bastante diferente daquela que estamos acostumados aqui no ocidente. Mas essas características tão admiradas dos japoneses não nasceram de uma hora para a outra. Existe toda uma tradição que vem desde muito tempo na cultura japonesa.

Hoje vamos falar um pouco sobre o Bushido, o código de conduta estabelecido e respeitado pelos samurais, no tempo do Japão feudal. Ele era uma compilação de preceitos do budismo, xintoísmo e confucionismo e era seguido por todos os samurais honrados. Caso alguém desrespeitasse o código, a única maneira de rever a sua honra e de sua família era através do harakiri (ritual de suicídio).

Vamos apresentar agora, os 7 princípios do Bushido dentro da cultura japonesa:

Cultura Japonesa1. 義 Gi – Justiça e honestidade

Para os samurais, a justiça e a honestidade não são relativas. Ou seja, existe apenas o certo e o errado, não há um meio termo. Dessa forma, eles procuravam ser o mais honesto e justo possível em suas relações.

2. 勇 Yuu – Coragem

Um samurai não se esconde, ele encara qualquer batalha de forma intensa. Isso não significa que ele entre cegamente em uma luta, pelo contrário, sua coragem também vem acompanhada de respeito e muita cautela.

3. 仁 Jin – Compaixão

A compaixão é considerada uma das maiores qualidades dos samurais. Ser forte e implacável contra o inimigo, mas bondoso e benevolente com os companheiros.

4. 礼 Rei – Respeito

Um samurai não precisa provar sua força e valentia para ninguém. Isso permite que ele tenha respeito até com o próprio inimigo. Não há nenhuma razão para ser cruel ou desleal.

5. 诚 Makoto – Honestidade

Para os samurais, quem mente é, na verdade, um covarde. A palavra vale mais do que qualquer contrato ou documento. Se um samurai diz que vai fazer alguma coisa, não espere nada diferente, ele vai fazer.

6. 名誉 Meiyo – Honra

O comportamento e as decisões de um samurai são o que definem quem ele é. Portanto, é preciso tornar-se seu próprio juiz para avaliar se suas atitudes são honradas. Não se pode influenciar pela opinião de terceiros dentro da cultura japonesa.

7. 忠 Chuu – Dever e lealdade

Um samurai reconhece seus deveres e não foge deles. Além disso, é extremamente leal com seus companheiros, ajudando no que for preciso e na hora que for preciso. Parceiraços! 😛

Bom, agora você já conhece mais sobre a cultura japonesa, o Bushido e ainda aprendeu sete palavras no idioma japonês. Para se aprofundar ainda mais nessa cultura fabulosa, entre em contato e marque uma aula experimental grátis de japonês na Wizard Curitiba.