Cultura dos Portugueses

cultura dos portuguesesFalar o idioma português é um dos fatores que unem brasileiros e portugueses. Apesar do português de Portugal ter uma pronúncia bem diferente da nossa. Lá, as vogais são muito curtas, quase mudas, o que cria o famoso sotaque lusitano. Mas as diferenças não param no sotaque, um oceano divide a cultura dos portugueses é a dos brasileiros, para o bem e para o mal. Por isso, a Wizard Curitiba, que oferece curso de português para estrangeiros, preparou este artigo especial para que você saiba um pouco mais sobre o estilo de vida e a cultura dos Portugueses.

Diarista é coisa de ricos

Ao contrário do Brasil em que quase todo mundo da classe média tem uma empregada ou diarista, lá isso é privilégio de quem é rico. Além de ser caro, existe uma cultura de ensinar as pessoas, desde pequenas, a realizar as atividades domésticas. Ou seja, lá cada um limpa sua própria casa e lava sua própria roupa.

Transporte

Como na maioria dos países da Europa, o transporte público funciona bem. Com 50 euros é possível carregar um cartão de transporte que funciona de forma ilimitada durante todo o mês. Além disso, a idade mínima para dirigir é 16 anos.

Custo de vida

Não é tão caro viver em Portugal. As cidades de Lisboa e Porto apresentam os maiores custos de vida, mas compensam pagando os melhores salários. De maneira geral, os preços de água, energia, telefonia, internet, transporte e alimentação não são exorbitantes. E mesmo os pontos turísticos não inflacionam os preços.

Alimentação

Essa é uma das melhores coisas de viver em Portugal. A culinária é ótima. Muitos frutos do mar, azeites, doces e vinhos. E com preços módicos, basta procurar. Por exemplo, uma taça de vinho de excelente qualidade custa, em média, 4 ou 5 euros.

Arte e cultura

Esse é outro ponto forte. Os portugueses adoram arte e cultura. Existem muitas bibliotecas, museus, encontros artísticos, galerias, teatros etc. Mesmo pessoas que trabalham em áreas que não têm a ver com arte (advogados, engenheiros, médicos etc), falam muito sobre ela.

Portugal é um país bem diferente do Brasil, mas que muitos brasileiros adoram e carregam ele no coração. E você, gosta da cultura dos portugueses?