Culinária Alemã – Curiosidades

Culinária Alemã – Curiosidades

Do Mar do Norte até os Alpes, a Alemanha apresenta uma enorme diversidade cultural. O país recebeu influência de diversos povos até se tornar a Alemanha unificada que conhecemos hoje. São dialetos diferentes, costumes diversos e claro, uma culinária muito diversificada também. Engana-se quem imagina que só tem chucrute, joelho de porco e salsichas no prato dos Alemães.

Cada região tem seus pratos típicos e quem tem a oportunidade de viajar por diversos lugares desse país incrível, percebe que eles comem de tudo e muito bem. A Wizard Curitiba, que oferece curso de alemão e mais outros oito idiomas, preparou esse artigo com algumas curiosidades sobre a culinária alemã. Confira só:

Sazonalidade dos ingredientes

Na Alemanha, as quatro estações são muito bem definidas. Dessa maneira, a produção agrícola precisa se adaptar aos invernos rigorosos e ao calor intenso no verão. O resultado disso é que muitos produtos e ingredientes só estão disponíveis em algumas épocas do ano. Assim, as famosas tortas com frutas vermelhas são muito mais comum de serem encontradas durante a primavera.

Muito, muito pão

Pode acreditar, os alemães são um dos povos que mais consomem pães no mundo. Estima-se que eles fabriquem mais de 1200 tipos diferentes de pães. Eles consomem o pão em quase todas as refeições, normalmente com geleias, requeijão ou com as tradicionais salsichas da região.

Cerveja também é alimento

Tem muita cerveja na Alemanha e eles tomam com tanta frequência que consideram a cerveja não só como uma bebida alcoólica para festas e celebrações, mas como um alimento comum do dia a dia. Além disso, eles têm o maior números de rótulos de cerveja e também são um dos maiores consumidores. É de lá também a maior festa dedicada à cerveja: a Oktoberfest.

Porco é a carne preferida

Para o brasileiro, a carne preferida é o gado. Na Alemanha é diferente, eles consomem muito porco. As receitas da culinária alemã mais tradicionais levam essa carne no seu preparo, como o eisenbahn (joelho de porco cozido). Além, é claro, de ser a carne que está na maioria das salsichas que eles produzem.

Ficou com água na boca? Então, ao invés de ir para o restaurante, venha para a Wizard Curitiba e aprenda a falar alemão. Assim, sua próxima viagem pode ser para Alemanha e você vai experimentar todas essa variedade culinária no país de origem. 🙂