Como o Japão tornou-se uma superpotência?

O Japão, um país de pequenas dimensões territoriais e castigado por desastres naturais constantes, é atualmente, a terceira maior economia do mundo (PIB $ 4.938 tri), na frente de absolutamente todos os países da Europa e atrás apenas dos Estados Unidos (PIB $ 18.569 tri) e da China (PIB $ 11.218 tri). O quarto lugar é da Alemanha (PIB $ 3.466 tri).

Mas essa escalada do Japão aconteceu apenas depois da Segunda Guerra Mundial, da qual o país não só saiu derrotado, mas também tendo tido um dos ataques mais representativos da história da humanidade, as bombas atômicas lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Apesar de tudo isso, o Japão surge como uma superpotência na segunda metade do século XX. A Wizard Curitiba, que oferece curso de japonês, vai explicar direitinho como essa história aconteceu.

Derrota na Segunda Guerra Mundial

Muita gente acredita que o Japão saiu completamente destruído da Segunda Guerra Mundial. Mas não é verdade. Grande parte do país, principalmente o setor industrial, ficou de pé e ajudou a nação a se recuperar no período pós-guerra. E nessa época a indústria japonesa já se destacava pela elevada tecnologia e inovação.

Cultura e educação

Outro ponto que colaborou muito para que o Japão figurasse entre as três maiores economias do planeta é a questão cultural e educacional. O japonês é um povo muito rigoroso e que trabalha muitas horas por dia, bem acima da média. Além disso, eles investiram muito em educação, criando uma sistema de ensino eficiente e que permitiu que a tecnologia pudesse se desenvolver ainda mais.

Preocupação com o socialismo

Mas também não dá para negar que o bloco vencedor da Segunda Guerra Mundial também investiu muito dinheiro no Japão no pós-guerra. Isso aconteceu por receio de que o movimento socialista pudesse ganhar força no país por influência da China. Dessa maneira, buscou-se manter o Japão sempre muito próximo dos Estados Unidos e isso de fato aconteceu.

Você gosta muito da cultura japonesa e tem vontade de aprender a falar japonês? Então ligue agora mesmo para Wizard Curitiba e agende uma aula experimental.