Como ficar fluente em inglês? Dicas preciosas!

Na verdade é bem simples! More por alguns anos em um país anglófono e pronto, pode ter certeza que você ficará fluente. 😛

O problema é que isso não é uma possibilidade para 99,9% dos brasileiros que estudam inglês. Então vamos ter que encontrar outras maneiras de como ficar fluente em inglês e nos virar por aqui mesmo.

A Wizard Curitiba, que tem como missão transformar o Brasil em um país bilíngue, preparou algumas dicas de como se tornar fluente em inglês.

Antes de começar, vamos deixar claro que ser fluente em inglês não é ser nativo. Ser fluente é, em uma conversa do dia-a-dia, entender o que o outro fala e saber responder de maneira satisfatória e com fluência, sem ficar travando ou procurando palavras o tempo todo. Nativo é quando você, além de ser fluente, conhece as sutilezas e os pormenores da língua, como expressões de populares, gírias e figuras de linguagem próprias daquela cultura.

Vamos ao que interessa e saber como ficar fluente em inglês.

Construa uma base sólida

O primeiro passo antes de como ficar fluente em inglês, é chegar na fluência, é construir uma base sólida do inglês. Isso significa conhecer um vocabulário básico e entender e saber aplicar os tempos verbais e a construção das orações. Esse não é o momento de investir na fluência, é a hora de aprender e entender como funciona, de maneira geral, a estrutura do inglês. Como se faz perguntas, como se dá respostas, como os verbos costumam flexionar em cada tempo verbal, quais são os principais verbos irregulares etc.

É nessa etapa que a Wizard Curitiba pode te ajudar muito. Fazendo as aulas com a gente, você tem a certeza que vai conseguir construir muito bem essa base e saberá como ficar fluente em inglês.

como ficar fluente em inglês

Vamos a fluência em inglês

Com a primeira etapa concluída, chega a hora de investir na fluência. Para isso, será preciso “virar uma chave”. O idioma inglês vai ter que deixar de ser um objeto de estudo para se tornar um elemento presente na sua rotina. Vamos às dicas de como se tornar fluente em inglês e como você pode fazer isso.

1. Encontre um correspondente com quem você possa se comunicar, diariamente, exclusivamente em inglês. Pode ser um colega de turma da Wizard Curitiba, pode ser o namorado ou até mesmo alguém que mora fora do país é que você conheceu pela internet. Tente intercalar conversas escritas (e-mail, mensagens) com conversas faladas (vídeo chamadas, mensagens de voz, telefonemas), isso ajuda como ficar fluente em inglês.

2. Comece a consumir material em inglês nativo. Os textos de materiais didáticos para aprender inglês costumam ser mais simplificados e com um vocabulário básico para facilitar o entendimento. Por tanto, procure materiais como jornais estrangeiros, podcasts, filmes, músicas etc., em que ninguém “alivie a mão”.

3. Escolha um assunto que você gosta para se aprofundar a partir de informações em inglês. Pode ser música, mercado financeiro, skate, games, qualquer coisa. Escolha o tema e comece a ler muitas coisas sobre ele em inglês. Isso ajuda você a se motivar, não parar.

E aí, gostou das nossas dicas de como ficar fluente em inglês?

Entre em contato conosco e veja as vantagens de ser aluno wizard. Vem ser fluente com a gente!