Como falar português sem sotaque?

Muitos estrangeiros chegam ao Brasil, principalmente a trabalho, e precisam se virar para aprender a falar português que, cá entre nós, não é o idioma mais simples de se falar. Depois de algumas semanas, ou meses, de curso o aluno já começa a arriscar algumas frases em português. É nessa hora que o sotaque entra em cena. É muito fácil e rápido perceber quando um estrangeiro está falando português. O som de algumas sílabas é, para eles, um grande desafio. Mas a grande pergunta que fica é: como falar português sem sotaque?

Sotaque não tem problema algum, desde que a pronúncia esteja correta. O problema é que, quando o sotaque é muito carregado, ele acaba atrapalhando a comunicação. Por isso, a Wizard Curitiba vai dar algumas dicas que ajudam amenizar o sotaque para que a comunicação se dê forma mais natural e não atrapalhe a sua comunicação.

Entonação é importanteComo falar português sem sotaque?

Nossa comunicação acontece pela expressão do nosso rosto, pelos gestos do corpo e também pela fala. Na hora de falar português, preste atenção na entonação que você dá as frases. Ela é muito importante para ajudar seu interlocutor entender a informação que você está transmitindo. Uma dica bem genérica, mas que pode ajudar, é saber que no português a sílaba tônica (stress) ocorre normalmente na penúltima sílaba da palavra: teclado, caneta, caderno, caneca, telefone, garfo, etc.

Faça leituras em voz alta

Essa é uma dica boa que vale para tanto para o português, quanto para qualquer outro idioma. Procure pequenos textos e leia em voz alta, mesmo que você não entenda alguns trechos. Apenas quando você lê em voz alta é que é possível prestar atenção na própria voz e perceber onde você comete erros. Se possível, grave a leitura no gravador de áudio do celular para ouvir na sequência.

Escute pessoas falando português

Isso é fácil. Basta assistir vídeos, televisão, rádio, podcast e tudo mais o que te interessar. Quando mais você escuta a pronúncia correta das palavras, mas fácil fica para você falar sem sotaque. Sem contar que esse exercício também contribui para aumentar seu vocabulário e para entender as construções gramaticais.

Respondendo a pergunta-chave do dia: como falar português sem sotaque? Atenção e Prática. Atenção na pronúncia do português pelos outros e Prática do seu próprio português, tanto sozinho quanto com amigos e colegas. E não se esqueça, não tem nada de errado com seu sotaque, só não deixe ele atrapalhar sua comunicação.