Como a Língua Estrangeira deve ser introduzida na vida do bebê?

Como a Língua Estrangeira deve ser introduzida na vida do bebêQuanto mais cedo melhor. Será que essa máxima também vale para hora de ensinar uma língua estrangeira para o filho? Será que já dá para começar a ensinar um novo idioma nos primeiros meses (ou dias) de vida? Essa é uma dúvida muito comum e sempre se ouve falar por aí que isso pode confundir o pequeno e fazer com que ele demore mais para falar.

Bobagem. Assim como o bebê já começa a aprender palavras no idioma nativo, ele também tem toda a capacidade de aprender uma língua estrangeira sem nenhum tipo de prejuízo para seu aprendizado.

Mas quando começar a falar, o bebê não vai misturar os idiomas?

Claro que vai. E isso é completamente natural. A história de que não se deve ensinar uma língua estrangeira para a criança porque ela vai pode trocar palavras é algo sem sentido. Qualquer pessoa, em qualquer idade, que fala dois ou mais idiomas vai trocar as palavras durante uma conversa e não existe problemas algum.

Seja sempre lúdico

Qualquer bebê aprende muito melhor quando alguma coisa é ensinada de forma lúdica. Com uma língua estrangeira é a mesma coisa. Não tente usar uma metodologia para isso. A melhor alternativa é ensinar o novo idioma por meio de brincadeiras, músicas, desenhos e histórias. O bebê precisa entender aquele momento como algo prazeroso e não como uma atividade chata.

A língua estrangeira deve fazer parte da rotina

Mas para que a transmissão da língua estrangeira ao bebê aconteça de maneira efetiva, é muito importante que o idioma faça parte do dia a dia da família. Ler uma história uma vez por semana é melhor que nada, mas, com certeza, não será efetivo. Por isso, você pode criar momentos em que só irá falar com o bebê no idioma estrangeiro. Por exemplo: sempre em que for dar banho, ou sempre que for dar comida. Ou então em um período do dia, como a manhã.

Pode ter a certeza de que você está dando um grande presente para o seu filho ao ensinar uma língua estrangeira para ele.