Como a Alemanha de hoje lida com o nazismo?

Como a Alemanha de hoje lida com o nazismo? | Wizard em CuritibaQuase 74 anos depois da derrota do nazismo na Segunda Guerra Mundial, como será que a Alemanha lida com com essa mancha em sua história? Será que é proibido falar do assunto? O nazismo é um assunto tabu entre os alemães? Como você acha que esse tema é tratado nas aulas de histórias?

A Wizard Curitiba, que oferece aulas de alemão, foi pesquisar sobre este assunto e traz algumas informações interessantes sobre o nazismo nos dias de hoje. Então continue lendo este artigo para saber um pouco mais sobre o nazismo na Alemanha.

Duas Alemanhas

A primeira coisa que é preciso lembrar é que ao final da Guerra, a Alemanha foi separada em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental pelo muro de Berlim. E assim foi até o ano de 1989, quando o muro foi finalmente derrubado.

Na Alemanha Ocidental, logo após o final da Guerra, as escolas já eram anti-nazistas e reconheciam a enorme atrocidade que havia sido o Holocausto. Na Alemanha Oriental, esse processo levou um pouco mais de tempo e, a partir de 1968, é que as escolas começam a falar abertamente sobre anti-nazismo.

Nazismo nas escolas nos dias de hoje

Hoje em dia, os alunos da 9ª e 10ª série da Alemanha tem o Holocausto na grade curricular obrigatória. Além das aulas sobre o assunto, que sempre tentam esclarecer todos os pontos sobre o que é o nazismo e o que de fato aconteceu no Holocausto, os alunos também realizam visitas aos campos de concentração que existem na Europa. Segundo os próprios os alunos, a visita aos campos de concentração conferem uma noção mais ampla do que foi o Holocausto.

Memória sempre presente

Além de tudo isso, a Alemanha também possui diversos memoriais do Holocausto. Lugares públicos, abertos a visitação, dedicados a lembrar as vítimas do nazismo. Esse assunto é muito discutido e lembrado na Alemanha, é uma maneira de não esquecer o que aconteceu para que atrocidades como essa nunca mais se repitam.