Cinema Italiano e seus grandes diretores

Cinema Italiano e seus grandes diretores

cinema italianoO cinema italiano tem uma grande contribuição para a história do cinema mundial. São italianos alguns dos maiores diretores que o mundo já conheceu. E como você sabe, a Wizard Curitiba, que também oferece curso de italiano, não se preocupa apenas em ensinar o idioma, mas também em transmitir a cultura dos países. Afinal, isso também é importante para a trajetória de quem quer aprender um novo idioma.

Por isso, criamos esse artigo para apresentar os principais diretores de cinema italiano e dar ótimas dicas de filmes de cada um deles.

Federico Fellini

Um dos mais importantes e influentes diretores de todos os tempos, Fellini ficou famoso por seu estilo distinto que mistura imagens fantásticas e barrocas com cenas completamente mundanas. Seu primeiro filme é de 1952 – Abismo de um sonho. Mas é de 1962 o seu filme mais famoso, 8 e Meio.

Nascimento: 1920
Filmes recomendados: 8 e Meio | Noites de Cabíria | Amarcord

Roberto Rosselini

Cineasta italiano que nasceu em Roma, Rosselini ficou conhecido por sua originalidade e é considerado o criador do neo-realismo italiano, ao dirigir o filme Roma, Cidade Aberta (1945), um relato da ocupação alemã. O seu estilo influenciou cineastas como Fellini e seu movimento neo-realista floresceu após a Segunda Guerra Mundial.

Nascimento: 1906
Filmes recomendados: Roma, Cidade Aberta | Paisà | Alemanha, Ano Zero

Michelangelo Antonioni

O primeiro filme de Antonioni foi Crimes da Alma (Cronaca di un Amore), realizado em 1950. Mas o seu primeiro sucesso, que lhe daria reconhecimento internacional, foi A Aventura, de 1960, que ganhou o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes. Depois de A Aventura veio outro grande filme, O Eclipse (1962).

Nascimento: 1912
Filmes recomendados: A Aventura | A Noite | Blow Up

Sergio Leone

Para Sergio Leone, o cinema vem de família. Ele é filho de um industrial do cinema e aos 18 anos começou a trabalhar como assistente de direção de diretores como Vittorio De Sica e Luigi Comencini Leone é o criador do gênero western spaghetti e em 1964 realizou um dos seus filmes mais importantes, Por um Punhado de Dólares, estrelado pelo, então novato Clint Eastwood.

Nascimento: 1929
Filmes recomendados: Era uma Vez no Oeste | Era uma Vez na América | Por um Punhado de Dólares