O Grandioso Cinema Americano – Wizard em Curitiba

Estados Unidos e o grande impacto no Mercado do Cinema

Se fossemos fazer uma analogia, daria para dizer que o cinema nasceu na França, em 1895, mas cresceu nos Estados Unidos. Depois da Segunda Guerra Mundial, o cinema americano decolou, e Hollywood se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica.

A origem do cinema

No ano de 1895, os irmãos Lumière fizeram a primeira projeção de um filme, o famoso “A chegada de um trem na estação”. Foi ali, em 28 de dezembro de 1895, no café Boulevard des Capucines, que tudo começou. Assista ao filme, tem só um minuto.

Conta-se que quando o trem vinha se aproximando, todos os espectadores levantaram das cadeiras aterrorizadas e começam a correr com medo de que seriam atropelados pelo trem.

O começo de Hollywoodcinema americano

Até início da Primeira Guerra Mundial, a França e a Itália dominavam a produção cinematográfica mundial. Era de lá que nasciam a maioria dos filmes. Mas com a Guerra, a Europa foi completamente devastada e os Estados Unidos assumiram a posição de potência do cinema.

Na costa oeste do país havia um povoado chamado Hollywoodland e foi para lá que muito diretores e produtores de cinema decidiram ir em busca de condições ideais para filmar: dias de sol quase o ano inteiro, paisagens diversificadas que puderam servir como cenário e a reunião de várias etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, índios e orientais; ou seja, muita gente para fazer figuração.

E foi assim que nasceu a meca do cinema, Hollywood, que se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta. Foi nesta época que nasceram grandes estúdios como Fox, Universal, Paramount e Metro-Goldwyn-Mayer.

A hegemonia continua

Hollywood fez do cinema uma indústria. Criou o star system, estratégia para lançar grandes estrelas do cinema (Humphrey Bogart, Katharine Hepburn, Beth Davis, Cary Grant, Audrey Hepburn, Marlon Brando e vai longe) e dominou completamente a técnica.

Nos anos 70, Hollywood passou por uma grande crise, que permitiu a ascensão da Nouvelle Vague francesa, mas rapidamente, graças a genialidade de Steve Spielberg (Tubarão), Hollywood se recuperou e é, até hoje, a grande referência do cinema mundial e que influencia o mundo todo. As salas de cinema de todos as cidades estão sempre ocupadas com filmes produzidos pela indústria Hollywoodiana.

Gostou de conhecer essa história sobre o cinema americano? Na Wizard Curitiba, além de aprender o idioma, você também aprende sobre a cultura dos países. Nós acreditamos que é assim que se constrói uma nação bilíngue.