Chinês e Japonês. Tem muita diferença?

Para nós que vivemos no ocidente, quando vemos a escrita diferença-chines-japones [object object] Chinês e Japonês. Tem muita diferença? Diferen  a chines japones 400x250japonesa e a chinesa feitas em ideogramas, a impressão que nos dá e que elas devem ter muitas semelhanças. Será que alguns ideogramas são os mesmos para os dois idiomas. Neste artigo você vai entender essa história direitinho. Ah, quando falamos chinês aqui, estamos nos referindo ao mandarim.

Aqui no Brasil, quando a gente não entende muito bem o que uma pessoa fala, costumamos usar a expressão “parece que você está falando chinês”. Se os japoneses quisessem, poderiam usar a mesma expressão quando não entendem o que o outro diz. Isso porque o japonês e chinês não tem absolutamente nada a ver um com o outro. É pior que comparar russo com português.

A nossa confusão é porque os dois idiomas usam ideogramas, aí parece que é a mesma coisa. Mas quais são as maiores diferenças, que fazem com que exista um grande abismo entre chinês e japonês? Vamos lá, você vai ver que as diferenças são enormes.

1. Número de ideogramas

O chinês possui mais de dez mil ideogramas (não falei errado, são mais de 10.000) que precisam ser memorizados para que se fale chinês com fluência. Já o japonês não possui mais que três mil.

2. Pronúncia

No chinês, a entonação das palavras faz toda a diferença. A maneira de falar esse idioma é anasalada e a mesma palavra, dependendo da pronúncia, significa coisas diferentes. Achou esquisito? No português isso também existe. Pense nas palavras “prático” e “pratico”, elas têm a mesma escrita, mas mudam o sentido conforme a entonação. O pronúncia do japonês é muito parecida com o português. As sílabas tem o mesmo som do português (arigato, por exemplo).

3. Sistemas de escrita do japonês

O japonês possui três sistemas de escritas que são: Hiragana, Katakana e Kanji, sendo que os três são usados ao mesmo tempo, cada um em sua situação específica. Ou seja, é preciso aprender os três para poder ler em japonês. O chinês utiliza apenas o Kanji. Em um próximo texto, vamos explicar certinho quando são utilizados cada sistema de escrita japonês.

Percebeu como chinês e japonês não são parecidos? E se você tem vontade de aprender um deles, na Wizard Curitiba você pode.