Catedral De Notre Dame

Catedral De Notre Dame

No dia 15 de abril de 2019, às 18h50, a Catedral de Notre Dame que fica em Paris, começou a pegar fogo. O incêndio afetou todo o telhado e parte das torres e comoveu não apenas aos franceses,mas também pessoas do mundo inteiro que ficaram sensibilizadas com a destruição de um lugar tão importante e repleto de significados.

A rescontrução de Notre Dame

A Catedral é uma da obras arquitetônicas mais importantes do mundo, um grande símbolo da França e, por isso, já está estudando diversos projetos para reconstrução do telhado e de alguns elementos que foram consumidos pelo fogo, como as estátuas das gárgulas. A prefeitura de Paris, inclusive abriu um concurso para que empresas de arquitetura de todo mundo enviem projetos para a reconstrução.

Felizmente está havendo muito interesse tanto de entidades públicas como instituições privadas para que a Catedral de Notre Dame volte a ser o que sempre foi. Mas o que faz essa catedral ser tão especial? Por que houve tanta comoção e há tanta gente disposta a promover a restauração. É justamente isso que você vai ver a seguir, vamos apresentar alguns fatos que fazem de Notre Dame ser tão especial.

Uma história de mais de 800 anos

Dedicada à Virgem Maria (nossa dama ou notre dame), ela é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. Suas torres possibilitam uma vista incrível de Paris. A construção da Capela começou no ano de 1163, ou seja, há 856 anos atrás. Ela foi erguida em estilo gótico e isso é muito interessante porque no ano de 1163 era assim que se construía as edificações, então ela é um produto de sua época. É como se mantivessem o Museu Oscar Niemeyer (MON) de pé até o ano de 2875. As pessoas que vivessem nessa época saberiam como eram construídas as edificações na nossa época.

Inspiração para a literatura

O maior escritor francês de todos tempos, Victor Hugo, escrever uma de suas maiores obras literárias tendo como cenário principal a Capela. Estamos falando do livro O corcunda de Notre Dame, que foi também imortalizado pela Disney nos anos 90. Centenas de outras obras também fazem referência a Notre Dame, mas o livro de Victor Hugo, sem dúvida, é o mais representativo.

Momentos marcantes da Catedral de Notre Dame

1314 – Por ordem do papa Clemente V, o último grão mestre templário (Jacques de Molay) foi queimado vivo na fogueira. O julgamento aconteceu na frente da Catedral

1431 – Coroação de Henrique VI durante a Guerra dos Cem Anos

1700 – Durante a revolução francesa, foi saqueada e abandonada, servido por alguns anos como galpão de alimentos

1804 – Coroação de Napoleão Bonaparte a imperador de França, na presença do Papa Pio VII

1909 – Beatificação de Joana d’Arc.

2019 – Incêndio de grandes proporções.