Carnaval em Ivre, na Itália

Carnaval em Ivre na Itália -Wizard em CuritibaExistem mais celebrações de carnaval no mundo do que se possa imaginar. Além da festa no Brasil, que é a maior do planeta, também ouvimos falar bastante do Mardi Gras, nos Estados Unidos e também do Carnaval de Veneza.

Mas você sabia que em uma pequena cidade da Itália, na província de Turim, também acontece uma tradicional festa de carnaval? É o Carnaval de Ivrea. Ele tem início no domingo que antecede a terça-feira de carnaval e é famoso no mundo inteiro por um costume bastante peculiar da população, a famosa Battaglia delle Arance (Batalha da Laranja).

Essa batalha é realizada para relembrar uma rebelião do povo que aconteceu na Idade Média contra um tirano que havia instituído uma lei que dizia que ele deveria passar a primeira noite com cada mulher que se casasse na cidade. A filha de um mugnaio (moedor de cereais) se recusou a obedecer e o tirano disse que iria fazer toda a população morrer de fome.

Apesar do centro da cidade ficar completamente sujo com laranja e bagaço, a Battaglia delle Arance é muito bem organizada. Quem deseja participar (e se tornar um aranceri) deve comprar o uniforme (sem nenhum tipo de proteção) de um dos nove clãs que irão se insurgir contra o tirano. A batalha começa quando os aranceri dei Carri da Getto, que representam os soldados do tirano, saem na praça em carroças utilizando armaduras e capacetes. Então começa a guerra das laranjas.

E quem deseja ficar do lado dos aranceri, mas não quer participar da batalha, precisa utilizar um berretto frigio, um gorro vermelho bem comprido que foi utilizado na idade média durante a rebelião.

Assim como no carnaval brasileiro existe o Rei Momo, no Carnaval de Ivrea também existe uma figura importante para a festa. Todos os anos uma jovem da cidade é eleita a Mugnaia, que vai representar a jovem que desobedeceu o tirano.

O que achou dessa festa? Muito interessante né? Quem faz curso de italiano na Wizard Curitiba não aprende apenas o idioma, mas também conhece um pouco da cultura desse país que é tão importante para a história da humanidade. Se você ficou com vontade aprender a falar italiano, ligue para a Wizard Curitiba mais próxima de você e agende sua aula experimental.