Austrália – Curiosidades sobre as nações

Austrália

A Austrália é um país muito jovem (mais jovem que o Brasil) que foi descoberto pelos exploradores holandeses em 1606 e que teve sua metade oriental dominada pelos ingleses em 1788 – que foi colonizada pelo transporte de presos.

Sua independência foi declarada tardiamente, em 1901. Mas isso não impediu o país de ser um dos mais prósperos do mundo, com um excelente IDH e oferecendo uma excelente qualidade de vida ao seus habitantes, em sua maioria, imigrantes.

Ficha técnica:austrália

Capital: Camberra
Extensão territorial: 7.692.024 km²
Moeda: Dólar Australiano
População: 24.696.786 (2013)
Primeiro ministro: Malcolm Turnbull

Idioma

Apesar de a Austrália ser a quarta nação do mundo com mais falantes da língua inglesa, o idioma não é oficial no país. Aliás, nenhum idioma é “de jure” (pela lei), o inglês é considerado “de facto” (pela prática). O inglês australiano se assemelha muito com o inglês britânico e é falado por 79% da população. Apesar da semelhança, existe um vocabulário do inglês australiano que é próprio do país e não é falado em nenhum outro lugar.

O país tem caminhado para se tornar uma nação bilíngue, uma vez que existe um número elevado de imigrantes que trazem seu idioma nativo e acabam aprendendo também o inglês.

Clima

A Austrália foi apelidada de ilha-continente, uma vez que é a maior ilha do mundo. Por isso, seu clima é completamente influenciado pelas correntes oceânicas e isso faz com que a ocorrência de chuvas seja muito variável. Vale lembrar que três quartos do país é formado por regiões semi-áridas ou de deserto, onde a ocorrência da chuva é muito pequena.

Australianos que você conhece

A Austrália possui algumas celebridades que são muito conhecidas em Hollywood como: Mel Gibson, Nicole Kidman, Cate Blanchett, Hugh Jackman, Heath Legder, Tony Collette e Naomi Watts

Expressões australianas

G’day mate: um jeito de dizer “olá”.
Never-never: uma região muito distante e deserta.
Donk: o motor de um carro ou barco.
Comfort station: uma maneira engraçada de se referir ao banheiro
Berko: o mesmo que furioso (angry).
Aggro: significa agressivo.

Está pronto para ir para a Austrália? Então comece seu curso de inglês e marque sua viagem. Venha para a Wizard Curitiba. Agende uma aula experimental conosco.