Aprender um Segundo Idioma: Importância para as Crianças

Você já deve ter ouvido falar que é melhor que as crianças comecem desde cedo a aprender um segundo idioma, não é mesmo? Isso até já se tornou até um clichê. Mas, o que leva os especialistas a fazerem essa afirmação? Afinal, por que é melhor ensinar outra língua para as crianças quando elas ainda estão aprendendo sua língua mãe? No nosso caso, o português.

Um dos motivos que se ouve é porque as criança ainda estão com as “cabeças livres” e com muito espaço para aprender. Na verdade não é bem por isso. Existe sim uma razão científica para explicar a facilidade das crianças em aprender um segundo idioma.

Facilidade e velocidade

Não é pela quantidade de espaço que elas têm na cabeça, mas pela maneira como o cérebro trabalha nesta idade. O cérebro de uma criança é mais plástico na tenra idade, ou seja, tem muito mais condições de se moldar e se adaptar aquilo que lhe é oferecido. Isso porque o número de sinapses nesta idade é muito maior que em um adulto.

E esta é a primeira vantagem de ensinar para as crianças. Elas tem o dom de aprender um segundo idioma mais rápido e com mais facilidade.

aprender um segundo idioma

Desenvolvimento cognitivo

Algumas pessoas acham que um segundo idioma atrapalha o aprendizado da criança argumentando que ela pode se confundir. Isso não é verdade. Pelo contrário. A introdução de um novo idioma estimula o cérebro das crianças a realizarem novas associações, contribuindo para o seu desenvolvimento. Um novo universo léxico, com novos sons e palavras é enriquecedor para o processo de aprender um segundo idioma.

Conquistando a fluência

Quem não teve a oportunidade de aprender um segundo idioma desde pequeno e precisou estudar mais tarde sabe como não é fácil conquistar a fluência no idioma. Por mais que se estude e saiba todos os conteúdos, na hora de falar é diferente. Por isso, as crianças que começam um novo idioma desde cedo tem muito mais chances de se tornarem fluentes para o resto da vida. Afinal, da mesma maneira que ela aprendeu o português, a criança também aprendeu um segundo idioma e não irá mais esquecer.

A Wizkid é uma escola de idiomas voltada exclusivamente para as crianças. A metodologia de ensino é muito mais lúdica e interativa para despertar o interesse dos pequenos em aprender. Contribua para o desenvolvimento do seu filho. Ligue agora e agende uma aula experimental no Wizkid e transforme ele em bilíngue.

Se você ainda tem duvidas sobre a importância e a facilidade das crianças para aprender um segundo idioma. Entre em contato conosco, ou fique por dentro de mais novidades em nossas redes sociais.