A variedade da língua chinesa

A variedade da língua chinesa

A variedade da língua chinesa - Wizard CuritibaO chinês é o idioma mais falado em todo o mundo. E não seria para menos, afinal, a China já possui uma população de 1,3 bilhões de pessoas. Dessa forma, não é difícil deduzir que essa língua possua uma grande variedade de dialetos espalhados pelo seu vasto território. A verdade é não se sabe, oficialmente, quando dialetos existem na China.

Alguns estudiosos ainda dizem que não se tratam de dialetos, mas sim de línguas, uma vez que os falantes dos variantes do chinês muitas vezes não conseguem compreender um ao outro.

Bom, como você já pode perceber, o chinês é um idioma com muita variedade linguística. Para demonstrar isso, a Wizard Curitiba – que oferece curso de mandarim aos seus alunos – vai apresentar os sete principais dialetos chineses.

Mandarim (官话)

Significa “língua dos oficiais” e o principal dialeto da China. Seus falantes concentram-se mais norte do país, mas é possível encontrar falantes em todas as regiões. A variante falada em Pequim é chamada de “Pǔtōnghuà” e se tornou a vertente oficial do chinês. Foi adotada pelas escolas, pelo governo e também pelos meios de comunicação.

Wu (吴语)

Mais de 80 milhões de pessoas falam o “wu”. É uma variante do chinês usado predominantemente na cidade de Shanghai e nas províncias de Zhejiang e Jiangsu.

Gan (赣语)

Essa variação é bem próxima ao mandarim e é utilizada principalmente na província de Jiangxi. Estima-se que mais de 22 milhões de pessoas falem esse dialeto.

Xiang (湘语)

Esse dialieto era falado por Mao Zedong, quem fez a revolução comunista no país. Ele é comum na região central da China e tem mais de 40 milhões de falantes.

Min (闽语)

O min é falado por cerca de 70 milhões de pessoas na província de Fujian e também em Taiwan, apesar do idioma oficial da ilha ser o mandarim.

Hakka (客家话)

A maioria das 30 milhões de pessoas que falam o hakka vivem em regiões montanhosas no sul e sudoeste do país. Isso fez com que surgissem diversos outros sub dialetos regionais do hakka.

Yue (粤语)

Mais de 60 milhões de pessoas falam o yue, principalmente nas províncias de Guangdong e Guanxi, além das cidades de Hong Kong e Macau. Ele é uma variação do cantonês, dialeto bem conhecido no ocidente, sobretudo nas “chinatowns” espalhadas pelo mundo.