3 curiosidades incríveis sobre o Japão

3 curiosidades incríveis sobre o Japão

3 curiosidades incríveis sobre o Japão | Wizard em CuritibaA barreira que existe entre o Brasil e o Japão não é apenas geográfica, pelo fato de estar do outro lado do mundo. Mas é uma barreira muito mais da ordem cultural. As diferenças entre a cultura do ocidente e do oriente são enormes. Os orientais têm uma outra maneira de encarar a vida, uma outra rotina, uma outra relação com o trabalho e com as relações pessoais.

E pelo fato do Japão ser um país ainda tão misterioso para nós, brasileiros, é que a Wizard Curitiba resolveu escrever esse artigo que vai apresentar três grandes curiosidades sobre a cultura japonesa que são bem diferentes do que estamos acostumados aqui, do outro lado do globo terrestre. Preparado para essa viagem cultural? Então veja só essas curiosidades.

Um café da manhã nada convencional

Pode esquecer o café, pão, frutas, sucos e cereais. O café da manhã no Japão é muito parecido com o almoço. Eles comem arroz (gohan), carnes, sopas, lamen e legumes. Aliás, eles adoram falar sobre comida e não deixam nenhum grão de arroz no prato. Outras coisa que não se pode fazer por lá é comer andando pela rua.

Escolas sem faxineiros

No Brasil como em quase todo mundo, é normal ter nas escolas profissionais que são responsáveis por realizar a limpeza. Nas escolas do Japão não existe faxineiros, são as próprias crianças que realizam a limpeza das salas, da cantina e até do banheiro. Se pensarmos bem, faz muito sentido. Afinal, aprender a zelar dos espaços e das coisas é uma lição que todos deveriam aprender. E nada mau se isso também for ensinado nas escolas.

Trabalho, trabalho e mais trabalho

No mundo de hoje, é cada vez mais comum ver pessoas realizando grandes jornadas de trabalho. Acontece que no Japão isso é a norma. Lá as pessoas trabalham muito, saem de casa às 9h da manhã e retornam perto da meia noite. Por isso, é comum ver eles dormindo em espaços públicos e no metrô. Para se ter uma ideia, existe uma palavra para quem morre por exaustão, eles chamam de karoshi.