13 Reasons Why – Por que gerou tanta repercussão pelo mundo?

13 reasons why13 Reasons Why era para ser só mais uma série sobre a difícil vida dos adolescentes e seus conflitos sobre deixar a infância e se tornar um adulto. O assunto é antigo, o famoso escritor americano J. D. Salinger escreveu um dos livros mais lidos no mundo, The Catcher in the Rye (O apanhador no campo de centeio), sobre esse conflito. Aliás, fica a dica da Wizard Curitiba. Se você está com vontade de ler um livro no idioma inglês, The Catcher in the Rye é uma excelente escolha.

Bom, mas esse artigo não é sobre Salinger, mas sim sobre a enorme repercussão de 13 reasons why. Por que essa série (que acabou de estrear a segunda temporada em maio de 2018) virou assunto de 10 a cada 10 rodas de conversa sobre séries? Não vamos dar 13 razões para isso :P, mas vamos comentar sobre o principal motivo e que merece destaque.

Se você não conhece a série, vou resumir (com spoiler) em duas linha: uma adolescente comete suicídio e, como herança, deixa 13 fitas K7s gravadas para seus colegas de escola, ou seja, 13 reasons why, explicando porque ela acabou com a própria vida. E bota a culpa em todo mundo.

Bom, a repercussão foi tanto positiva como negativa. Algumas pessoas criticaram dizendo que a série poderia servir como um gatilho para que adolescentes que passam pelas mesmas dificuldades de Hannah (a protagonista, póstuma como Brás Cubas) também cometerem suicídio. Por outro lado, os defensores diziam que a série trouxe assuntos importantes para a discussão. Mas que assuntos são esses?

Na verdade, foram esses assuntos que fizeram de 13 reasons why um sucesso: bullying, depressão, sexualidade, estupro, abuso de álcool e tudo o que pode fazer parte da vida de um adolescente de 17 anos. A diferença é que a série conseguiu falar de temas que são tabus, com muita propriedade, sensibilidade e criando uma identificação enorme com os adolescentes.

As fitas foram só o começo

Como a série foi um sucesso, um pouco mais de um ano da estreia da 1ª temporada, a 2ª temporada está sendo lançada neste mês (maio/18), com a frase “as fitas foram só o começo”. O que será que vem pela frente? CDs? :P. Se você vai assistir, aproveita para treinar o idioma e veja com legenda em inglês. Dica boa da Wizard Curitiba.

Veja só trailer de divulgação da 2ª temporada de 13 reasons why: